05/08/2023 às 17:49, atualizado em 05/08/2023 às 18:06

Dia da Saúde leva prestação de serviços para população no Parque da Cidade

Ação animou a manhã de sábado com mais de 500 vacinas aplicadas em humanos e cerca de 160 pets vacinados contra a raiva

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

Céu azul, centenas de pessoas em seu momento de lazer e uma intensa oferta de serviços da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) com praticidade. Foi esse o cenário da comemoração do Dia da Saúde, neste sábado (5), no Parque da Cidade. Da vacinação às informações sobre combate ao mosquito da dengue, passando por meditação, testes rápidos de saúde e auriculoterapia, a área próxima ao Estacionamento 13 se tornou uma verdadeira mostra do que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece à população.

[Olho texto=”“O parque é um marco de Brasília, um símbolo de lazer para a população. A presença da Saúde aqui é significativa. É mais um dos nossos esforços para aumentar a cobertura vacinal no Distrito Federal”” assinatura=”Lucilene Florêncio, secretária de Saúde” esquerda_direita_centro=”direita”]

“O parque é um marco de Brasília, um símbolo de lazer para a população. A presença da Saúde aqui é significativa. É mais um dos nossos esforços para aumentar a cobertura vacinal no Distrito Federal”, esclareceu a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio. “Mas trouxemos muito mais que a vacina! Estamos com nossas equipes de práticas integrativas, tratamentos fitoterápicos, testagem rápida e vacinação antirrábica para os pets”, destacou.

Foram aplicadas 162 doses da vacina antirrábica em cães e gatos | Foto: Alexandre Álvares/Agência Saúde-DF

Os números mostram o sucesso do evento. Das 9h às 13h, foram aplicadas mais de 500 doses de vacinas, entre covid-19, gripe e as do calendário de rotina. No mesmo período, as equipes ainda realizaram testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Foram 83 pessoas testadas para HIV, 85 para sífilis, 84 para Hepatite B e 84 para Hepatite C. Cães e gatos também puderam ser protegidos contra a raiva, tendo sido registrada a aplicação de 162 doses.

Saúde e lazer

Derlinda Moreiro e Moacir Lopes, de 53 e 64 anos, respectivamente, caminham no parque todo final de semana e, neste sábado, tiveram a grata surpresa de poder atualizar a caderneta de vacinação quando foram se exercitar. “É uma iniciativa maravilhosa e ajuda muito na praticidade, já que muitas vezes não conseguimos tempo no dia a dia para cuidar da nossa saúde”, parabenizou Derlinda.

A enfermeira Surama Oliveira aproveitou a oportunidade para cuidar de toda a família. Além de atualizar a própria caderneta de vacina, trouxe os cachorros Pantera e Panda para a vacinação antirrábica. “É uma iniciativa maravilhosa para a Saúde estar junto à comunidade. Eu vim com os pets e o resto da família ainda vai chegar!”, relatou.

Diversos serviços de saúde foram ofertados neste sábado (5) no Estacionamento 13 do Parque da Cidade, a exemplo da vacinação, meditação, testes rápidos de saúde e auriculoterapia | Foto: Tony Winston/Agência Saúde-DF

A SUSBand, formada por servidores da Secretaria de Saúde, animou a programação com pop rock nacional e internacional. Na ocasião, era possível fazer o recadastramento no SUS e participar de aulas de automassagem, meditação, yoga e tai chi chuan. O projeto Samuzinho, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), também estava presente, com dicas de o que fazer em casos de urgência e emergência. Destaque, ainda, para a demonstração de medicamentos fitoterápicos, manipulados nas Farmácias Vivas e de plantas medicinais usadas na produção.

“Política de saúde é promover, não só combater as doenças”, ressaltou o diretor de Vigilância Epidemiológica, Adriano de Oliveira. Já a coordenadora da Atenção Primária, Fabiana Oliveira, destacou a aproximação da Secretaria de Saúde com a população: “É uma verdadeira propaganda do SUS como um todo. Há serviços aqui que são oferecidos nas nossas unidades de saúde, com destaque para a vacinação, que é o carro-chefe”.

Dia da Saúde leva prestação de serviços para população no Parque da Cidade

*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal