29/09/2023 às 10:03

Programas culturais do fim de semana têm shows, teatro, cinema e exposições

Entre os destaques, haverá a sessão especial mensal do Cine Brasília para pessoas do espectro autista e a volta do Porão do Rock

Por Jak Spies, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

Este fim de semana (30/9 e 1º/10) traz diversas atrações para o brasiliense nas áreas de cinema, teatro, exposições e shows – todos com incentivo da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec). Confira a seguir os eventos em destaque, como lançamentos de filmes no Cine Brasília, atividades nas bibliotecas, peças artísticas e a volta do Porão do Rock!

‘Estranha Forma de Vida’ entra em cartaz no Cine Brasília | Imagens: Divulgação

Cinema

A  nova obra de Pedro Almodóvar, Estranha Forma de Vida, entra em cartaz na grade do Cine Brasília, localizado na 106/107 Sul. O média-metragem de 31 minutos narra uma história de amor em um cenário de faroeste, estrelada por Pedro Pascal e Ethan Hawke. A nova produção tem sido considerada a resposta do cineasta espanhol ao filme O Segredo de Brokeback Mountain, de Ang Lee.

Outros destaques são a Sessão Especial, com o longa A Flor da Idade, em alusão ao Dia Internacional das Pessoas Idosas e ao Dia Nacional do Idoso, celebrados no domingo (1º); e a Sessão Acessível, que ocorre mensalmente, no último sábado do mês (30), promovendo a exibição gratuita de filmes equipados com recursos de acessibilidade, projetados na tela.

Neste mês, a sessão exibe, às 14h, o grande vencedor do 23º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, o filme mineiro Marte Um. A sala é mantida com meia luz e com volume reduzido, tornando a experiência especialmente acolhedora para pessoas do espectro autista.

O espaço também exibe a estreia de filmes de Karim Aïnouz, da animação Ruby Marinho, do filme A Alma das Coisas e a terceira edição do Cine Beijoca. Confira os trailers, sinopses e a programação completa pelo site do Cine Brasília.

‘O Pássaro da Noite’ será apresentado no Espaço Cultural Renato Russo

Teatro

O Espaço Cultural Renato Russo recebe O Pássaro da Noite, uma comédia dramática que narra a trajetória de uma personagem sem nome, passado ou futuro, perdida nos delírios de uma noite sem fim. A peça aborda temas como solidão, a procura por um sentido na vida, dividida entre o trabalho obsessivo e a busca frenética por escapes artificiais, a ausência de profundidade nas relações afetivas e a carência por contato humano.

Interpretado por Nielson Menão, o monólogo teatral será exibido na Sala Marco Antônio Guimarães, nesta sexta (29) e no sábado (30), às 20h, e no domingo (1º), às 19h. Os ingressos e mais informações estão disponíveis pelo Sympla e a classificação indicativa é 16 anos.

Também no Espaço Cultural Renato Russo, o espetáculo Sonâmbulo terá sua última apresentação neste fim de semana, no Teatro Galpão Hugo Rodas. Com classificação de 12 anos, a obra coreográfica se apropria da passividade e da inércia normalmente vinculadas ao sono, como uma forma sorrateira de resistir às lógicas impostas pelo cotidiano.

O espetáculo ‘Sonâmbulo’ terá a última apresentação neste fim de semana, no Teatro Galpão Hugo Rodas

As apresentações serão nos dias 29 e 30, às 20h, e 1º, às 19h – com uma sessão extra no domingo, às 16h. Os ingressos são gratuitos, mediante retirada no local uma hora antes da apresentação. Mais informações estão disponíveis neste link. O projeto também oferece uma sessão de conversa sobre internacionalização de projetos em dança e uma oficina organizada como laboratório artístico para criações-solo.

Ceilândia Norte recebe o espetáculo Cidade sem Palavras, com entrada gratuita no sábado (30) e no domingo (1º), às 20h, no Sesc Newton Rossi. Idealizado pela trupe Trabalhe Essa Ideia, a peça mostra uma cidade com pessoas sem nomes próprios e restritas ao uso de apenas algumas palavras, uma condição imposta pela prefeita.

O filme ‘A Alma das Coisas’ também será apresentado no Cine Brasília

Sob o argumento de construir um mundo ideal, a líder indica a função que cada habitante terá – até o dia que nasce um menino que a deixa sem palavras. O jovem questionador não se encaixa em nenhum trabalho e busca se comunicar com outros para entender quem é.

Shows e dança

O Porão do Rock está de volta nos dias 29 e 30, às 19h, realizado no Eixo Cultural Ibero-americano (antiga Funarte). O festival comemora o 25º aniversário com uma edição especial, com um line-up que inclui Edu Falaschi, Crypta, Project46, Dead Fish, CPM22, Torture Squad e outras bandas relevantes no cenário nacional, como o grupo Cadibóde, pronto para lançar o EP Valéria.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Para quem procura mexer o corpo, o Centro de Dança do DF proporciona, no domingo (1º), às 17h, o projeto Corpo em Movimento. O espaço também traz a Oficina de improvisação para a Cena, que ocorre dia 30, das 15h às 19h.

Exposições

Na Biblioteca Nacional de Brasília haverá a exposição Rivas Vida Hip Hop até dia 12 de outubro, enquanto a Biblioteca Pública de Brasília exibe, até esta sexta-feira (29), o projeto Dança e Vivências Artísticas com a Natureza. O Museu de Arte de Brasília (MAB) promoverá atividades, visitas e oficinas com a temática da Primavera nos dias 30 e 1º.

O Museu Nacional da República será o palco do 22º Encontro de Arte e Tecnologia, que ocorre até 21 de outubro. O espaço também exibe a exposição Helena Lopes – Do Chão Para o Chão, às 19h, até dia 19 de novembro.