05/11/2023 às 12:01, atualizado em 05/11/2023 às 20:49

GDF divulga lista de novembro para castração gratuita de cães e gatos

Procedimentos, que aumentam qualidade de vida e evitam a superpopulação de animais abandonados, serão realizados em clínicas cadastradas junto à Sema até o dia 24

Por Victor Fuzeira, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

A Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema) divulgou a lista de agendamentos deste mês para castração de cães e gatos. Os procedimentos, que já estão sendo executados desde o início do mês, seguem disponíveis até o dia 24, em uma das clínicas cadastradas.

[Olho texto=”“Um dos nossos objetivos é evitar essa superpopulação de animais domésticos, resultado do abandono de ninhadas indesejadas. Além disso, a castração aumenta a qualidade de vida dos animais, diminui a agressividade e mitiga os riscos de desenvolvimento de doenças”” assinatura=”Edilene Cerqueira, subsecretária de Proteção Animal” esquerda_direita_centro=”direita”]

Para a realização da cirurgia, é obrigatório que o tutor apresente o comprovante de agendamento de cada animal cadastrado, além de um documento de identificação com foto e um comprovante de residência no Distrito Federal.

Os contemplados que não seguirem as recomendações ficam impedidos de realizar o procedimento e perdem a vaga.

Qualidade de vida

A subsecretária de Proteção Animal da Sema, Edilene Cerqueira, destaca que a oferta dos serviços de castração traz benefícios aos animais e ajuda a diminuir a população de cães e gatos de rua. “Um dos nossos objetivos é evitar essa superpopulação de animais domésticos, resultado do abandono de ninhadas indesejadas”, afirma.

O tutor tem que, obrigatoriamente, apresentar o comprovante de agendamento de cada animal cadastrado, além de um documento de identificação com foto e um comprovante de residência no Distrito Federal | Foto: Arquivo/Agência Brasília

“Além disso, a castração aumenta a qualidade de vida dos animais, diminui a agressividade e mitiga os riscos de desenvolvimento de doenças”, completa.

Segundo a subsecretária, a lista para o agendamento de castração animal relativa a dezembro tem a previsão de ser aberta no fim deste mês. “Geralmente, nós disponibilizamos as vagas toda última quarta-feira do mês. O cadastro deve ser realizado no site do Agenda DF; é preciso que o tutor resida aqui, tenha idade superior ou igual a 18 anos e são limitadas duas vagas por CPF”, detalha.

Cancelamentos

O tutor que deseja reagendar a castração deve procurar diretamente a clínica escolhida. O reagendamento fica sujeito à disponibilidade do estabelecimento dentro de um período de até 30 dias da data inicialmente agendada.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Caso esteja impossibilitado de ir à clínica e não consiga reagendar o procedimento, é recomendado que o responsável pelo pet prossiga com o cancelamento da cirurgia, que precisa ser feito em até dois dias úteis antes do procedimento A desistência pode ser comunicada diretamente no Agenda-DF ou por meio de contato com a clínica escolhida.

Nos casos de cancelamento realizado pelo cidadão, a vaga será anulada sem direito a contestação. E, em caso de ausência na data agendada, não serão aceitos novos cadastros de animais para o mesmo Cadastro de Pessoa Física (CPF) por um prazo de 12 meses.

Confira a lista de beneficiados com o agendamento de novembro.

*Com informações da Sema