07/11/2023 às 14:14

Capacitação no SEI será obrigatória nas regiões administrativas

Servidores devem concluir curso do Sistema Eletrônico de Informações para permanecer no cargo. Objetivo é melhorar os processos administrativos e ampliar a transparência

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

Servidores lotados nas administrações regionais, que ainda não fizeram um curso de capacitação no Sistema Eletrônico de Informações (SEI-GDF), a partir de agora terão de fazê-lo. A determinação é da Portaria Conjunta nº52/23, das secretarias de Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad-DF) e de Governo (Segov-DF), publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda (6).

O SEI é o sistema oficial de gestão de documentos e processos administrativos do Governo do Distrito Federal | Foto: Divulgação/Seplad-DF

Segundo o regulamento, o servidor pode optar por fazer o curso online oferecido pela Escola de Governo (Egov) ou mesmo em outra instituição, desde que emita certificação. Isto porque caberá ao funcionário, após a conclusão da capacitação, apresentar certificado de conclusão na unidade setorial de gestão de pessoas.

“Nosso interesse é aperfeiçoar a gestão pública por meio da qualificação dos servidores. O curso vai ajudar o servidor a fazer melhores escolhas dentro da plataforma, desempenhando sua atividade com mais facilidade e da forma correta”, diz o secretário de Planejamento, Ney Ferraz.

Para o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, a portaria vai contribuir para a melhoria o funcionamento das administrações regionais. “Certamente, vai ajudar muito na agilidade e transparência nos processos da administração pública”, pondera.

O SEI é o sistema oficial de gestão de documentos e processos administrativos do Governo do Distrito Federal. Por meio dele, os órgãos tramitam documentos e processos de forma eletrônica, sendo a principal plataforma de trabalho das administrações regionais.

Curso

Os cursos podem ser realizados na Egov pelo site egov.df.gov.br ou em instituições que ofereçam programas de treinamento similares disponíveis no site www.portalsei.df.gov.br, desde que emitam certificados de participação e conclusão, como alerta a chefe da Unidade Central de Gestão do Processo Eletrônico e Inovação da Seplad, Lucirene Carneiro.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Todos os servidores das administrações regionais que ainda não tenham realizado a capacitação devem se capacitar e apresentar o certificado”, reforça.

Lucirene também ressalta que o curso vai ajudar na produtividade e podem ser feitos durante o expediente do servidor. “É importante destacar que os cursos divulgados são de ensino a distância, podendo ser realizados na própria estrutura da administração regional, minimizando o tempo de deslocamento”, completa.

*Com informações da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração do Distrito Federal (Seplad-DF)