19/02/2024 às 16:37

Mais quatro restaurantes comunitários vão servir café, almoço e jantar

Até o fim do primeiro semestre, Sobradinho, São Sebastião, Itapoã e Brazlândia terão regime ampliado nas refeições ofertadas; expectativa é de superar 450 mil refeições por mês 

Por Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Os moradores de Sobradinho, São Sebastião, Itapoã e Brazlândia serão os próximos a contar com as três refeições diárias nos restaurantes comunitários de suas cidades. As quatro unidades preveem servir cerca de 450 mil refeições por mês, por apenas R$ 2, para garantir a segurança alimentar das pessoas em vulnerabilidade dessas regiões.

Além da garantia das três principais refeições do dia, restaurante terá funcionamento de domingo a domingo | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília

Atualmente, a novidade já vale para quatro restaurantes do DF – as unidades de Arniqueira, Recanto das Emas, Planaltina e Pôr do Sol. Além de incluir as três principais refeições do dia, os novos contratos preveem a ampliação no atendimento, funcionando de domingo a domingo.

“À medida que os contratos das outras unidades se encerrem, a gente vai incluindo as novas refeições e a ampliação no horário de funcionamento no novo contrato a ser celebrado”, afirmou a subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), Vanderléa Cremonini.

Novas unidades

A previsão é que, até o fim de 2025, todos os 16 restaurantes comunitários do Distrito Federal estejam com funcionamento de domingo a domingo servindo café da manhã, almoço e jantar. Além disso, o Governo do Distrito Federal (GDF) concentra esforços para levar novos restaurantes a outras cidades. Ainda neste primeiro semestre, as regiões do Varjão e a de Portelinha, em Samambaia, serão as próximas a ganhar um novo restaurante.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

As obras desses novos espaços de alimentação se encontram na reta final. Também já foi aberta a licitação para contratar a empresa especializada responsável pela gestão e fornecimento do serviço de alimentação e nutrição. O valor estimado do contrato é de R$ 33,4 milhões. Por lá, as duas unidades terão funcionamento de domingo a domingo e também vão servir café da manhã, almoço e jantar.

“Até o fim do primeiro semestre, serão seis novos restaurantes com todas as refeições, funcionando todos os dias da semana”, pontuou a subsecretária. “Esse processo de contratação das três refeições diárias garante que a parcela mais vulnerável da população tenha acesso regular e permanente à alimentação de forma segura e nutricional.”

Arniqueira

Francisca Mendes vai ao Restaurante Comunitário de Arniqueira todos os dias: “Eu tenho quatro filhos, e esse restaurante ajuda demais, dá uma grande economia”

O Restaurante Comunitário de Arniqueira foi a entrega mais recente do GDF. Inaugurada em novembro do ano passado, a unidade serve três refeições de domingo a domingo. A dona de casa Francisca Rocha Mendes, 27, vai ao restaurante pelo menos duas vezes ao dia. As duas primeiras refeições já fazem parte da rotina dela e de sua família.

“Eu gosto muito do almoço e do café da manhã; a gente levanta cedo, deixa as crianças na escola, passa aqui para tomar café e voltamos para casa”, contou. “Perto do almoço, a gente os busca na escola, passa aqui para comer e voltamos para casa já alimentados. Eu tenho quatro filhos, e esse restaurante ajuda demais, dá uma grande economia. O melhor é o pão de queijo e a rosca do café da manhã.”

Essa rotina é bem parecida com a da dona de casa Daylane Lima, 30. Ela reúne a família, entre primos, filhos e irmãos, e aproveita as refeições também para confraternizar com o grupo. “Quase todo dia a gente vem”, contou. “O preço é ótimo e a comida é boa. O café da manhã é tudo de bom, ainda mais quando o café está bem docinho. A gente vem para cá de bando, e todo mundo gosta”.

Para conhecer todos os restaurantes comunitários e os horários de funcionamento, basta acessar o site da Sedes.

19/02/2024 - Mais quatro restaurantes comunitários vão servir café, almoço e jantar