28/02/2024 às 13:11, atualizado em 05/03/2024 às 17:02

Calendário Março Mais Mulher é lançado no Distrito Federal

Programação extensa de atividades do GDF para o público feminino conta com capacitação profissional, cultura, saúde e diversão

Por Agência Brasília | Edição: Igor Silveira

A Secretaria da Mulher (SMDF) divulgou, nesta quarta-feira (28), o calendário Março Mais Mulher com todas as atividades do Governo do Distrito Federal (GDF) em comemoração ao 8 de Março – Dia Internacional da Mulher. Cerca de 190 atividades, realizadas por órgãos do GDF, administrações regionais e parceiros ocorrerão em diversos pontos do DF durante todo o mês. As ações presenciais, online e itinerantes refletem várias questões fundamentais para a igualdade de gênero e o reconhecimento das contribuições das mulheres na sociedade, além de capacitação profissional, saúde, educação e cultura.

Entre as principais ações do mês, destaque para a inauguração do Espaço Acolher de Ceilândia, em 5 de março | Fotos: Divulgação/Secretaria da Mulher

Localidades urbanas e rurais, como a Casa da Mulher Brasileira, rodoviárias, parques públicos e núcleos rurais, entre outros, receberão atividades como o programa Mulher nas Cidades, com três edições neste período – no Paranoá, no Itapoã e em Ceilândia. O programa inclui atividades educacionais para empoderar as mulheres das comunidades, além dos cursos profissionalizantes, palestras e serviços jurídicos. A iniciativa também visa combater a violência contra a mulher, oferecendo apoio àquelas que enfrentam situações de vulnerabilidade.

Para a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, o Dia Internacional da Mulher é uma ocasião significativa para reconhecer, celebrar e continuar a lutar pelos direitos e igualdade das mulheres em todas as esferas da vida. “É uma oportunidade de reflexão, ação e solidariedade, visando uma sociedade mais justa e inclusiva para todos, independentemente do gênero. Também serve como um momento de reflexão sobre os desafios que as mulheres enfrentam atualmente em todo o mundo, desde desigualdades salariais até violência de gênero e falta de representação”.

Cerca de 190 atividades, realizadas por diversos órgãos do Governo do Distrito Federal, administrações regionais e parceiros ocorrerão no DF durante todo o mês

Dentre as principais ações do mês, destaque para a inauguração do Espaço Acolher de Ceilândia, em 5 de março. Com nove unidades no DF, os locais realizam acompanhamento psicossocial às pessoas envolvidas em situação de violência doméstica e familiar contra as mulheres, tanto às vítimas quanto aos homens autores dessas violências. O acesso é livre para todos que buscam informações e atendimentos como reflexões sobre as questões de gênero, a comunicação e expressão dos sentimentos, a Lei Maria da Penha, entre outros temas, buscando quebrar o ciclo da violência doméstica.

O primeiro Comitê de Proteção à Mulher também será inaugurado em 15 de março, com funcionamento na Administração Regional do Itapoã, será o primeiro de sete unidades no DF. Os locais farão acolhimento a vítimas de agressões domésticas e encaminhamento para as unidades especializadas de atendimento da SMDF. Aulas de ginástica, zumba, dias de embelezamento e atividades culturais farão parte do calendário comemorativo. No fim do mês, o Realize com Pipoca levará cerca de 300 mulheres, em vulnerabilidade social, para assistirem a uma sessão no cinema, e ao final haverá palestra para todas as participantes sobre empoderamento feminino.

A programação do Março Mais Mulher, com diversos tipos de eventos, exposições, fóruns, oficinas e outros, pode ser conferida aqui.

*Com informações da Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF)