04/03/2024 às 18:39, atualizado em 07/03/2024 às 09:23

Jardim Botânico divulga trilhas especiais para celebrar 39º aniversário

A programação ocorrerá entre 5 e 10 de março, com ações culturais, ambientais e trilhas ecológicas especiais para a data. As vagas para participar das trilhas são limitadas

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

O Jardim Botânico de Brasília (JBB) está completando 39 anos com uma programação imperdível para quem ama a natureza. Entre 5 e 10 de março, a população de Brasília poderá desbravar as belezas naturais do Jardim Botânico, que tem um toque de história, com construções antigas e sítios arqueológicos. Na programação do evento também constam oficinas de artesanato, educação ambiental, shows e espetáculos de teatro.

As inscrições para as atividades precisam ser realizadas com antecedência pelo formulário de inscrição disponível no site do JBB | Foto: Divulgação/Jardim Botânico

Serão oferecidas duas trilhas especiais para a data que envolvem exercícios físicos com conhecimento e podem ser realizadas em família. As inscrições para as atividades precisam ser feitas com antecedência pelo formulário disponível no site do JBB.

Trilha de Imersão no Cerrado

A Trilha de Imersão no Cerrado percorrerá, nos dias 6 e 7 de março, a tradicional Trilha Krahô do Jardim Botânico de Brasília. Esse caminho usa o nome para homenagear os povos indígenas krahôs que já viveram na região do JBB e hoje vivem ao norte do Tocantins. A trilha, que tem cerca de dois quilômetros, passa por duas fitofisionomias (tipos de vegetação presentes em um determinado bioma) do Cerrado: o típico, caracterizado pelas árvores baixas, inclinadas e tortuosas, com ramificações irregulares e retorcidas, e a mata de galeria, com uma das 25 nascentes já catalogadas no JBB.

O passeio será guiado por educadores ambientais do Jardim Botânico de Brasília e mediado com temas ligados ao cerrado e a história do JBB, com duração de 1h30 a 2h. Para esta ação, as inscrições são limitadas e poderão ser realizadas com antecedência pelo formulário disponível no site do JBB.

Caminhada Sensorial

A Caminhada Sensorial permite aos participantes uma percepção mais aguçada do Jardim Botânico de Brasília. A ideia da caminhada é oferecer aos participantes uma experiência sensorial: visão, com visitação ao Jardim Evolutivo; audição, no Orquidário; olfato, no Jardim de Cheiros; e o paladar, na degustação de quitutes feitos com frutos do Cerrado no Jardim Japonês. O passeio ocorrerá em 10 de março, domingo, com credenciamento às 9h para inscritos com antecedência no formulário do projeto.

“A Caminhada Sensorial vai ser uma experiência muito rica de reconexão com a natureza. Nossos visitantes terão novas percepções sobre as belezas presentes no JBB”, disse a educadora ambiental Ana Beatriz que estará na equipe de guias das ações.

Confira o mapa oficial de trilhas. Para a programação oficial, clique aqui.

*Com informações da Administração Regional do Jardim Botânico