11/03/2024 às 15:17, atualizado em 11/03/2024 às 15:53

Seminário debate temas alusivos ao Dia Internacional da Mulher

Promovido pela Defensoria Pública do DF, encontro será realizado na quinta-feira (14), em dois turnos, no UniCeub

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) promoverá, nesta quinta (14),  o seminário “Para todas as mulheres: perspectivas de gênero e suas interseccionalidades”, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado na sexta-feira passada (8).

Evento é aberto a todo o público interessado | Arte: Divulgação/DPDF

O evento, que terá discussões sobre o fortalecimento da rede de proteção em favor das mulheres, ocorrerá das 8h às 12h e das 14h às 18h, no auditório Elza Moreira Lopes, do UniCeub. As inscrições podem ser feitas no site da Escola de Assistência Jurídica da DPDF (Easjur) até esta terça (12).

Após a mesa de abertura, a professora Valeska Zanello ministrará a palestra magna com o tema “Prateleira do amor, gênero e suas interseccionalidades”. Em seguida, o encontro terá mesas de debates mediados por defensoras públicas do DF.

Programação

A primeira mesa de debates, com início às 11h, tratará de protocolo de julgamento e perspectiva de gênero no âmbito do processo judicial. A segunda, a partir das 14h, terá como temática “As mulheres e as políticas de cuidado das pessoas com deficiência e pessoas idosas”.

Já a terceira, prevista para começar às 15h, abordará o tema “Mulheres, movimentos sociais, direito à terra e à cidade”. A quarta, por sua vez, terá início às 16h e tratará de “Mulheres, sexualidade e gênero”.

“O seminário contribuirá significativamente para a conscientização, a educação e o engajamento em prol da igualdade de gênero e do reconhecimento das múltiplas identidades que moldam as experiências das mulheres em diferentes contextos”, afirma a subdefensora pública-geral Emmanuela Saboya.

Por sua vez, a chefe do Núcleo de Assistência Jurídica de Promoção e Defesa das Mulheres da DPDF, Antônia Carneiro, reforça: “Será uma troca de experiências com o potencial de fortalecer a rede de proteção em favor das mulheres. Assim, daremos mais um passo em direção à construção de um futuro mais igualitário e inclusivo”.

Confira a programação completa do evento.

*Com informações da Defensoria Pública do DF