27/03/2024 às 16:28

Setor de políticas públicas na área de segurança completa um ano

Unidade integra estrutura da SSP-DF e é responsável por ações como a DF Livre de Carcaças

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

Há um ano fazendo parte da estrutura da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF), a Subsecretaria de Integração de Políticas em Segurança Pública (Subisp) foi criada com objetivo de promover programas, projetos e ações relacionadas ao fomento e integração das políticas de segurança pública.

A nova estrutura foi pensada a partir da Unidade de Políticas Públicas (UPP), que tinha como objetivo o planejamento e a execução das reuniões de Comitês das Regiões Integradas de Segurança Pública (CRISP) e também dos Comitês de Áreas Integradas de Segurança Pública (CAISP).

A nova estrutura foi pensada a partir da Unidade de Políticas Públicas (UPP) | Foto: Divulgação/SSP-DF

“Devido ao modelo de gestão adotado pelo programa de políticas de segurança pública, o DF Mais Seguro – Segurança Integral, sentimos a necessidade de um setor específico para atender pautas transversais como situação de vulnerabilidade, desordens e, ainda, para a consolidação de estratégias de intervenção articuladas entre a segurança e outros diferentes setores”, explica o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.

A subsecretaria atua com base na elaboração de indicadores e metas de desempenho, além da realização de reuniões periódicas para aferir resultados e propor soluções dos problemas cotidianos de segurança pública, de forma pactuada entre os órgãos de segurança pública, demais áreas do governo e a sociedade civil do DF. Uma das ações realizadas pela Subisp é a DF Livre de Carcaças. Somente neste ano, já foram recolhidos 653 veículos abandonados das ruas do DF.

A Subsecretaria de Integração de Políticas em Segurança Pública (Subisp) foi criada com objetivo de promover programas, projetos e ações relacionadas ao fomento e integração das políticas de segurança pública

“A Subisp desenvolve ações para prevenção criminal pelo design do ambiente. Dentro dessa ótica, reforçamos e reordenamos a DF Livre de Carcaças, que já ultrapassa o número de recolhimentos dos anos iniciais de realização da operação. Além disso, atuamos, por meio do Comitê Gestor das Regiões Integradas de Segurança Pública para redução da criminalidade e aumento da sensação de segurança da população e proteção aos grupos vulneráveis”, ressaltou o subsecretário de Integração de Políticas em Segurança Pública, Jasiel Fernandes.

A subsecretaria implementou, ainda, a prevenção criminal pelo design do ambiente, por meio da teoria da Prevenção do Crime por meio do Projeto Ambiental (CPTED), realizando vistorias para a confecção de Inventário que subsidiam os diversos órgãos, a sociedade civil e as forças de segurança na solução dos problemas constatados que influenciam diretamente nas questões de criminalidade e sensação de segurança.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF)