15/11/2013 às 10:08

Termina trabalho de transplantio das árvores da Estrada Parque Aeroporto

Todas as 67 Sibipirunas foram levadas para o viveiro II da Novacap e se encontram em boas condições

Por Leandro Cipriano, da Agência Brasília


. Foto: Brito

BRASÍLIA (15/11/13) – Terminou esta semana o trabalho de transplantio das 67 árvores da Estrada Parque Aeroporto (EPAR) para o viveiro II da Novacap, onde todas foram completamente replantadas e estão em boas condições.

 

“Elas estão em um solo ótimo e bem úmido, próximas da Água Mineral e do Parque Nacional, o que torna o local propício para a recuperação das árvores. Agora elas devem ficar aqui nos próximos dois ou três anos”, informou à Agência Brasília o engenheiro agrônomo José Maranhão, da empresa responsável pelos trabalhos.

 

Ainda segundo Maranhão, foi necessário fazer a poda das folhas para manter o equilíbrio fisiológico das Sibipirunas, que é a espécie transplantada para o viveiro.

 

“Isso é necessário para ter um equilíbrio da distribuição da seiva. Se elas tiverem muitas folhas para alimentar, terão muita seiva para distribuir, por isso temos que diminuir o tamanho. Elas conduzirão agora todo o trabalho para o novo sistema radicular e então se adaptar ao solo”, explicou o agrônomo.

 

A técnica de transplantio permitiu que as árvores fossem removidas e plantadas adequadamente no viveiro. Para isso, foi necessária a delimitação da área das raízes, que ficaram preservadas em “blocos” durante os trabalhos.

 

Atualmente, as Sibipirunas estão plantadas a uma profundidade de um metro e meio, por um metro de largura.

 

“Mesmo com o período de chuvas, não há o menor perigo para as árvores. Na verdade, essa época será ideal para a irrigação, e estaremos fazendo o acompanhamento técnico constante”, garantiu Maranhão.

 

OBRAS – Os 67 exemplares foram plantados na década de 1960 na EPAR, mas tiveram agora que dar lugar às obras do Expresso DF (BRT Sul). As modificações entre o viaduto Camargo Corrêa (final do Eixão Sul) e o balão do Aeroporto começaram no fim do mês passado.

 

Para obedecer a normas e recomendações ambientais, foi contratada a empresa do especialista Ozanan Coelho, responsável direto pelo plantio de 3,8 milhões de árvores em Brasília.

 

Além de ser engenheiro agrônomo, ele também trabalhou por 40 anos como servidor na Novacap, 30 dos quais à frente do Departamento de Parques e Jardins.

 

No lugar das Sibipirunas, o GDF decidiu promover o plantio de Ipês às margens do trecho entre o Aeroporto e o viaduto Camargo Corrêa.

 

A previsão é que os Ipês, de até 2m de altura, sejam plantados quando o trajeto do Expresso DF na EPAR estiver próximo de ser concluído.

Saiba mais:

Árvores da Estrada Parque Aeroporto começam a ser transplantadas

 

(L.C/J.S)