09/12/2013 às 13:04

Serviço de Telemedicina no Guará ajuda a diminuir filas de exames

Desde fevereiro deste ano, foram emitidos 48 mil laudos

Por Da Redação, com informações da Secretaria de saúde


. Foto: Mary Leal / Arquivo

BRASÍLIA (4/12/13) – O serviço de Telemedicina do Guará está em pleno funcionamento e contabiliza, desde fevereiro deste ano, 48 mil laudos emitidos. A iniciativa faz parte da política de diminuição da mortalidade por doença cardiovascular e redução da fila para a realização dos exames de monitoramento ambulatorial da pressão arterial (Mapa), Holter e eletrocardiograma (ECG), que podem ser feitos tanto no hospital quanto nos centros de saúde.
 

Em média, semanalmente, são realizados 50 Mapas e 20 exames para o Holter e, só no ambulatório do hospital, são realizados mensalmente até 300 eletrocardiogramas. “Aqui o paciente é consultado, e, se necessário, o médico já encaminha para o exame. Então, o paciente não espera mais. Ganhou em qualidade de vida porque não precisa mais voltar outro dia para realizar o exame”, afirmou a enfermeira supervisora do ambulatório, Fátima Cruvinel.
 

Outra vantagem apontada pela profissional é a comodidade para o paciente. “Como os centros de saúde também estão fazendo, ele nem precisa vir aqui. Faz perto de casa mesmo e já sai com o resultado. O Núcleo de Atenção Domiciliar também ganhou muito com esse novo serviço porque eles não ficam esperando o médico para dar os laudos”, declarou.
 

Além desse serviço, está em fase de implantação o programa “Segunda Opinião”, que possibilitará um contato com cardiologista de plantão, em outro local, para responder dúvidas pela internet.
 

(K.I./M.D.*)