08/12/2013 às 10:55

Cooperativa quer ampliar produção de leite

Meta da Copas é aumentar a produção em 150% em um ano; local tem apoio da Emater-DF

Por Da Redação


. Foto: Divulgação

SÃO SEBASTIÃO (8/12/13) – De 12 mil litros de leite processados por dia para 30 mil daqui a um ano, essa é a meta da Cooperativa Agropecuária de São Sebastião (Copas). Para isso, a organização está ampliando as instalações e fortalecendo o diálogo com os cooperados. A entidade conta com o apoio da Emater-DF, que qualifica os trabalhadores e pequenos produtores rurais para aumentar a base de filiados à cooperativa e manter a qualidade dos produtos.
 

Segundo o presidente da Copas, Luiz Torres, a reforma da sede deve ser concluída no final deste ano. “Estamos triplicando a área de processamento, de 100m² para 300m². Com isso, poderemos aumentar e diversificar a produção”, explicou.
 

Atualmente, a Copas produz leite, bebida láctea, iogurte, manteiga, queijo frescal e ricota. “Queremos fabricar outros tipos de queijo, como o Candango”, planeja Torres.
 

Recentemente, a Copas firmou parceria com empresas para compras coletivas de sementes de milho e ração para gado, o que vai beneficiar os seus cooperados, pois os preços serão reduzidos. “Estamos participando também do “Programa de Alimento Seguro” (PAS-Leite), o que vai resultar em aprimoramento técnico dos nossos produtores”, revelou Luiz Torres.
 

O PAS-Leite foi criado para elevar a qualidade do leite e seus derivados, que chegam à mesa da população e envolvem toda a cadeia produtiva — produção, transporte, industrialização, armazenamento e distribuição. O programa é uma parceria do Ministério da Agricultura, Sebrae, Embrapa e Senar e conta com apoio da Emater-DF.
 

Luiz Torres ressalta a importância do trabalho da Emater-DF. “Além de qualificar os produtores e trabalhadores do Distrito Federal, possibilitando a ampliação do número de cooperados, a empresa tem nos ajudado muito nas compras institucionais e projetos de crédito”, apontou o presidente da Copas. A cooperativa entrega leite e derivados para o “Programa de Aquisição de Alimentos” (PAA) e o “Programa Nacional de Alimentação Escolar” (PNAE).
 

ASSISTÊNCIA TÉCNICA — A coordenadora do “Programa de Pecuária Leiteira”, da Emater-DF, Flávia Lage, reforça a importância do trabalho da empresa na capacitação da mão de obra e na assistência técnica aos produtores. “Por meio de projetos como o “Brasília Leite Sustentável”, que visa a oferecer tecnologia adaptada a pequenas propriedades, temos alcançado bons resultados na atividade. Assim, contribuímos para o fortalecimento da cadeia produtiva no DF”, afirmou Flávia.
 

(V.F/T.V*)