23/12/2013 às 20:26, atualizado em 12/05/2016 às 17:50

Governador conhece primeiro ônibus fabricado para “Expresso DF Sul”

Veículo moderno passará por testes para entrar em circulação em fevereiro de 2014

Por Ailane Silva, da Agência Brasília


. Foto:Dênio Simões/GDF

BRASÍLIA (23/12/13) – O primeiro ônibus modelo articulado do “Expresso DF Sul”, que integrará uma frota de 62 veículos para realizar o percurso Gama e Santa Maria ao Plano Piloto, foi apresentado pela Viação Pioneira ao governador Agnelo Queiroz nesta segunda-feira (23).

 

“Esse veículo tem diversos itens modernos e tecnológicos para atender a população com conforto e segurança. A partir de janeiro, vamos iniciar testes e verificar a necessidade de ajustes para que entrem em circulação até fevereiro de 2014”, afirmou Agnelo Queiroz, ao visitar o veículo em exposição na Praça do Buriti.

 

O projetista do Consórcio BRT Sul, Álvaro Gozalez, informou que um dos testes será feito na primeira estação com obras 100% concluídas, a Granja do Ipê, na Epia Sul, entregue em outubro. “No local, vamos verificar a altura do piso e a distância das portas para analisar se as medidas estão compatíveis com a obra”, explicou.

 

Entre outras características dos ônibus articulados, que serão avaliadas pela Secretaria de Transportes, estão: quatro câmeras internas; quatro telas de vídeo LCD para transmissão de informações para os usuários; ar condicionado; sistema de ventilação independente; além de cadeiras tipo poltrona.

 

“As portas possuem mecanismo de abertura elétrico, para abrir suavemente, além de sistema antiesmagamento e bloqueio caso o carro esteja em movimento”, complementou o engenheiro e gerente de Manutenção da Viação Pioneira, José Estevão da Silva.

 

Segundo ele, a capacidade será de 40 pessoas sentadas e 90 em pé, totalizando 130. Para aumentar a segurança e a comodidade dos passageiros, os veículos também possuem vidros fumê, que reduzem a incidência solar, e piso com revestimento antiderrapante.

 

MODERNIDADE – Além da plataforma de embarque para cadeirantes, um grande diferencial é o sistema de ‘ajoelhamento’. “Ele permite que o ônibus abaixe até cinco centímetros, em ambos os lados, para facilitar o acesso de idosos e pessoas com deficiência, e isso é uma segunda opção para os cadeirantes, já que a diferença entre o piso e o ônibus nas estações será apenas de três centímetros”, enfatizou.

 

Mais um dispositivo moderno é a tela que liga automaticamente e transmite a imagem de uma câmera instalada atrás do veículo quando o motorista pressiona o botão de ré. “Isso evitará acidentes e atropelamentos, já que o motorista terá uma visão privilegiada do que tem atrás do ônibus”, observou Silva.

 

Os automóveis, já em processo de montagem, têm sistema de diagnóstico de falhas; dispositivos de segurança para evitar movimentos bruscos ao ser freado; motor silencioso com redução de poluentes e sensor para detecção de incêndio.

 

Além dos 62 ônibus do tipo articulado, haverá mais 38 com capacidade menor (75 passageiros), que circularão no mesmo corredor. Com isso, a frota total da localidade atingirá o quantitativo de 100 veículos.

 

Confira abaixo todas as características dos veículos articulados:

 

? Monitoramento por GPS

? 4 câmeras internas

? 3 telas de vídeo LCD

? Retarder – dispositivo de segurança na frenagem

? Controle eletrônico de tração

? Freio a disco em todas as rodas

? Sistema de ventilação independente

? Ar condicionado

? Câmera de segurança marcha ré

? Luzes de salão com LED

? Coluna de direção ajustável

? Bloqueio de portas com o carro em movimento

? Portas com mecanismo de abertura elétrica

? Dispositivo antiesmagamento nas portas

? Câmbio automático com freio auxiliar hidrodinâmico

? Piso com revestimento Ecoflex antiderrapante

? Detector de incêndio no compartimento do motor

? Sistema de som interno com sinalizador de parada solicitada

? Telemetria por GPS

? Dispositivo automático de frenagem na descida

? Sistema de ajoelhamento para os dois lados

? Plataforma de embarque para cadeirantes

? Potência do motor de 360 cavalos

? Motor com redução de poluentes

? Baixo consumo de combustível

? Motor silencioso (com redutor de ruídos)

? Cadeira do motorista totalmente ajustável

? Cinto de segurança

? Cadeira do usuário tipo poltrona

? Tacógrafo eletrônico

? Sistema de diagnóstico de falhas

? Painel Multiplex

? Painel de instrumentos

? Vidros Fumê

? Aumento da altura total do veículo

? Caixa de marcha automática

? Sensor para controle de velocidade

 

(A.S/J.S*)