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23/12/2013 às 20:26, atualizado em 12/05/2016 às 17:50
Veículo moderno passará por testes para entrar em circulação em fevereiro de 2014
BRASÍLIA (23/12/13) – O primeiro ônibus modelo articulado do “Expresso DF Sul”, que integrará uma frota de 62 veículos para realizar o percurso Gama e Santa Maria ao Plano Piloto, foi apresentado pela Viação Pioneira ao governador Agnelo Queiroz nesta segunda-feira (23).
“Esse veículo tem diversos itens modernos e tecnológicos para atender a população com conforto e segurança. A partir de janeiro, vamos iniciar testes e verificar a necessidade de ajustes para que entrem em circulação até fevereiro de 2014”, afirmou Agnelo Queiroz, ao visitar o veículo em exposição na Praça do Buriti.
O projetista do Consórcio BRT Sul, Álvaro Gozalez, informou que um dos testes será feito na primeira estação com obras 100% concluídas, a Granja do Ipê, na Epia Sul, entregue em outubro. “No local, vamos verificar a altura do piso e a distância das portas para analisar se as medidas estão compatíveis com a obra”, explicou.
Entre outras características dos ônibus articulados, que serão avaliadas pela Secretaria de Transportes, estão: quatro câmeras internas; quatro telas de vídeo LCD para transmissão de informações para os usuários; ar condicionado; sistema de ventilação independente; além de cadeiras tipo poltrona.
“As portas possuem mecanismo de abertura elétrico, para abrir suavemente, além de sistema antiesmagamento e bloqueio caso o carro esteja em movimento”, complementou o engenheiro e gerente de Manutenção da Viação Pioneira, José Estevão da Silva.
Segundo ele, a capacidade será de 40 pessoas sentadas e 90 em pé, totalizando 130. Para aumentar a segurança e a comodidade dos passageiros, os veículos também possuem vidros fumê, que reduzem a incidência solar, e piso com revestimento antiderrapante.
MODERNIDADE – Além da plataforma de embarque para cadeirantes, um grande diferencial é o sistema de ‘ajoelhamento’. “Ele permite que o ônibus abaixe até cinco centímetros, em ambos os lados, para facilitar o acesso de idosos e pessoas com deficiência, e isso é uma segunda opção para os cadeirantes, já que a diferença entre o piso e o ônibus nas estações será apenas de três centímetros”, enfatizou.
Mais um dispositivo moderno é a tela que liga automaticamente e transmite a imagem de uma câmera instalada atrás do veículo quando o motorista pressiona o botão de ré. “Isso evitará acidentes e atropelamentos, já que o motorista terá uma visão privilegiada do que tem atrás do ônibus”, observou Silva.
Os automóveis, já em processo de montagem, têm sistema de diagnóstico de falhas; dispositivos de segurança para evitar movimentos bruscos ao ser freado; motor silencioso com redução de poluentes e sensor para detecção de incêndio.
Além dos 62 ônibus do tipo articulado, haverá mais 38 com capacidade menor (75 passageiros), que circularão no mesmo corredor. Com isso, a frota total da localidade atingirá o quantitativo de 100 veículos.
Confira abaixo todas as características dos veículos articulados:
? Monitoramento por GPS
? 4 câmeras internas
? 3 telas de vídeo LCD
? Retarder – dispositivo de segurança na frenagem
? Controle eletrônico de tração
? Freio a disco em todas as rodas
? Sistema de ventilação independente
? Ar condicionado
? Câmera de segurança marcha ré
? Luzes de salão com LED
? Coluna de direção ajustável
? Bloqueio de portas com o carro em movimento
? Portas com mecanismo de abertura elétrica
? Dispositivo antiesmagamento nas portas
? Câmbio automático com freio auxiliar hidrodinâmico
? Piso com revestimento Ecoflex antiderrapante
? Detector de incêndio no compartimento do motor
? Sistema de som interno com sinalizador de parada solicitada
? Telemetria por GPS
? Dispositivo automático de frenagem na descida
? Sistema de ajoelhamento para os dois lados
? Plataforma de embarque para cadeirantes
? Potência do motor de 360 cavalos
? Motor com redução de poluentes
? Baixo consumo de combustível
? Motor silencioso (com redutor de ruídos)
? Cadeira do motorista totalmente ajustável
? Cinto de segurança
? Cadeira do usuário tipo poltrona
? Tacógrafo eletrônico
? Sistema de diagnóstico de falhas
? Painel Multiplex
? Painel de instrumentos
? Vidros Fumê
? Aumento da altura total do veículo
? Caixa de marcha automática
? Sensor para controle de velocidade
(A.S/J.S*)