Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
27/12/2013 às 10:15
Unidade Mista de Taguatinga tem ambulatório próprio para garotas jovens
TAGUATINGA (27/12/13) – As adolescentes grávidas contam com atendimento especializado no Ambulatório de Adolescentes em Taguatinga (AADOT), instalado na Unidade Mista de Saúde (UMST), em Taguatinga Centro.
Atualmente, 163 gestantes adolescentes estão inscritas no programa. Dessas, 60 têm 16 anos, o que representa quase 37% das grávidas. A adolescente mais nova, atendida atualmente, tem 12 anos.
O AADOT oferece assistência ao pré-natal desde o início da gravidez, período em que ocorrem mudanças físicas e emocionais, garantindo a sua integridade física e mental, além de condições para um parto seguro. São atendidas pelo ambulatório as gestantes encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde de Taguatinga, Samambaia e Recanto das Emas.
“Desde o início da minha gravidez fui atendida pelo AADOT. Fiz o pré-natal e todos os exames que eram necessários para o meu filho nascer com saúde. O atendimento dos profissionais da UMST é ótimo. Hoje, o Davi faz 14 dias e estamos muito felizes”, contou a estudante de 17 anos, atendida pelo programa.
“O atendimento realizado pelo AADOT vai além do pré-natal. O serviço fortalece a atenção dada ao binômio mãe-filho, principalmente quando eles retornam às Unidades Básicas de Saúde, para dar continuidade à assistência da consulta e a avaliação de crescimento e desenvolvimento do recém-nascido”, declarou o coordenador-geral de Saúde de Taguatinga, Otávio Augusto de Siqueira.
No AADOT, o pré-natal é realizado por uma equipe interdisciplinar formada por uma médica gineco-obstetra, uma psicóloga, uma assistente social, uma enfermeira e dois técnicos de enfermagem.
A gerente da UMST, Eliene Ancelmo Berg, enfatiza o atendimento realizado pelos profissionais do programa. “No AADOT, temos uma equipe especializada que prepara a adolescente gestante e os pais ou responsáveis para um momento em que o fator surpresa, a gravidez, geralmente causa transtorno na família. Prestamos assistência às gestantes e seus familiares, conjuntamente, para que todos possam compartilhar desse momento mágico do nascimento de um bebê, de uma forma pautada pelo amor, cuidado e no apoio contínuo”, concluiu.
Na avaliação realizada por esses profissionais, as gestantes poderão ser encaminhadas para outros serviços especializados na própria unidade, como para nutricionista ou para unidades de maior complexidade, como o pré-natal de alto risco do Hospital Regional de Taguatinga (HRT). Também são encaminhadas, quando necessário, para a vacinação e atendimento odontológico nas Unidades Básicas de Saúde.
(V.F/J.S*)