14/08/2012 às 00:32

Criminalidade no DF cai 9%

Programa de segurança Ação pela Vida completa 100 dias e mostra resultados positivos

Por Lúria Rezende, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Barroso

O governador Agnelo Queiroz comandou, nesta segunda-feira, a segunda reunião plenária do programa Ação Pela Vida. Na audiência, foi apresentado o balanço de 100 dias da iniciativa, que apontou a redução de 9% da criminalidade no DF. Roubos seguidos de privação de liberdade tiveram queda de 22%, e o número de furtos a veículos caiu 19%. Na ocasião, Agnelo Queiroz lançou um selo postal alusivo ao programa.

Lançado em 20 de abril, o Ação pela Vida tem o objetivo de enfrentar a violência por meio da atuação integrada das forças de segurança pública e de outros órgãos do GDF. Entre eles, a Companhia Energética de Brasília (CEB), que instala iluminação pública em áreas consideradas perigosas.

“Ao unirmos o policiamento ostensivo da Polícia Militar, o trabalho de investigação da Polícia Civil e a colaboração determinante de outros órgãos do governo foi possível melhorar a segurança no DF”, disse o governador Agnelo Queiroz. “Todas as entidades são importantes para o resultado. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest), por exemplo, ajuda no apoio social; a Secretaria da Criança intercede pela criança ou adolescente. Todos são fundamentais neste trabalho”, acrescentou.

O secretário de Segurança, Sandro Avelar, enfatizou o papel decisivo de Agnelo Queiroz para o sucesso do programa. “É muito importante fazer um trabalho que integra, ver os outros órgãos atuando em conjunto para contribuir com o governo. Tudo isso é fruto da maneira com que o governador conduz sua gestão.”

Áreas Integradas – Sob o mesmo comando, as forças de segurança e os órgãos de apoio agem nas 31 regiões do DF, que foram agrupadas em quatro grandes centros, chamados de Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPs). Em cada uma delas há um gestor que levanta informações sobre as localidades que administra, como os números e as características da criminalidade, e aponta as estratégias para combater os casos de violência. “É uma mudança de paradigma, um comprometimento dos membros das quatro áreas em fazer um acompanhamento diário dos dados”, frisou o delegado-chefe da AISP Metropolitana, Anderson Espíndola.

Homenagem – O governador Agnelo Queiroz lançou hoje, em parceria com os Correios, um selo alusivo ao programa Ação Pela Vida. “Este é um gesto de grande significado. Este selo simboliza a mudança no quadro da segurança pública do DF. Tal iniciativa estabelece uma comunicação mais eficaz com a sociedade”, enfatiza Agnelo Queiroz.

O selo tem uma logomarca, que representa a integração das quatro forças de segurança do DF: polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Departamento de Trânsito. Serão produzidos 1,2 mil exemplares, com distribuição nas agências dos Correios de todo o país.

Também estavam presentes na reunião os secretários: da Casa Civil, Swedenberger Barbosa; de Justiça, Alírio Neto; de Governo, Gustavo Ponce de Leon; de Educação, Denilson Bento; de Saúde, Rafael Barbosa; da Criança, Rejane Pitanga; da Sedest, Daniel Seidel; de Planejamento, Luiz Paulo Barreto; do Entorno, Renato Andrade dos Santos; da Mulher, Olgamir Amancia; da Administração, Wilmar Lacerda; e presidentes da Novacap, Nílson Martorelli; e da CEB, Rubem Fonseca, entre outras autoridades.