10/09/2012 às 20:48

Governador dá posse a diretores, vices e conselheiros escolares

Eles foram eleitos no processo que mobilizou mais de 260 mil pessoas, entre alunos, pais, professores e servidores

Por Suzano Almeida, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Barroso

O governador Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, deu posse nesta segunda-feira (10) aos diretores, vice-diretores e conselheiros das escolas da rede pública de ensino do DF. Eles foram eleitos por voto direto de pais, alunos e professores no fim de agosto e exercerão mandato até dezembro de 2013.

Agnelo Queiroz anunciou, ainda, que enviará em breve projeto à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) que permitirá ao GDF trocar terrenos públicos administrados pela Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) pela construção de novas escolas, com estrutura de qualidade e que possam receber alunos em tempo integral. Os critérios ainda serão definidos.

“Este é um momento especial para o futuro da educação pública do Distrito Federal. Estamos iniciando um ciclo importante em todas as escolas”, declarou Agnelo Queiroz. “Este é um marco que fortalecerá a gestão e os gestores, com os investimentos que faremos neles”, disse o governador, referindo-se à capacitação de 180 horas pelo qual os eleitos terão que passar a partir desta segunda-feira (10).

As eleições escolares mobilizaram 260 mil eleitores, entre alunos, pais, professores e servidores, e resultaram em mais de 1,2 milhão de votos. Das 649 escolas onde houve o pleito, em apenas 23 haverá novas eleições. Dessas, quatro tiveram as chapas únicas rejeitadas pela comunidade escolar.

O governador afirmou que o objetivo de sua gestão é garantir mais autonomia às instituições educacionais, inclusive financeira, para que possam dar solução a problemas emergenciais. Agnelo Queiroz convidou os eleitos a assumirem o compromisso de, junto ao GDF, zerar o analfabetismo no DF e colaborar na  instituição da escola de tempo integral.

Parceria – O secretário de Educação, Denilson Bento da Costa, afirmou que a comunidade passa também a ser responsável pela gestão escolar, já que ela elegeu seus representantes. “Estamos transferindo parte da responsabilidade da educação para essas comunidades, já que é na escola onde se refletem diversos problemas sociais”.

Denilson Bento anunciou, durante a cerimônia, que será publicada nos próximos dias a portaria que nomeia mais um supervisor para escolas com mais de 300 alunos. Até hoje, somente aquelas com mais de 500 estudantes podiam contar com dois supervisores. A medida incluirá nos quadros mais 106 supervisores, de acordo com o secretário.

O presidente da CLDF, deputado Patrício, elogiou o pleito democrático e ressaltou “que as eleições não terminam com a posse dos eleitos”. “Temos no DF as melhores escolas, os melhores professores e os melhores alunos, para isso temos que motivá-los. Esse foi o papel da Câmara quando chamou a sociedade para discutir a Gestão Democrática e encontrar a melhor maneira de realizar os pleitos”, destacou.

Projeto – O governador anunciou que até o fim deste ano vai liberar para as escolas R$ 40 milhões para investimentos. Cada instituição deverá receber o montante de acordo com as necessidades e estruturas a serem cuidadas por suas respectivas direções. Foi anunciada também a construção de 200 parques de diversões nas escolas de ensino infantil.

A Gestão Democrática é uma reivindicação antiga dos docentes. Há 10 anos não havia eleições direta e democrática na rede pública de ensino. “Para nós é melhor ser eleito, pois assim contamos com o apoio da comunidade. Os diretores indicados caíam de paraquedas e muitas vezes não conheciam os problemas da comunidade”, declara a diretora eleita da Escola Classe 14 de Sobradinho, Shirlene Emídio de Assis Ferreira da Silva.

Para a diretora eleita da Escola Classe 16 de Taguatinga, Adriana Aparecida Carvalho da Silveira, a medida se tornou positiva por não permitir que indicados políticos tomassem posse das escolas e que gestores passassem a ser eleitos sem bandeiras partidárias a serem defendidas. “A escola não deve ser atrelada a nenhum grupo político e sim ao apoio da comunidade.”

Participaram ainda da cerimônia os secretários de Turismo, Luiz Otávio Neves, de Assuntos Estratégicos, Newton Lins; os deputados federais Roberto Policarpo e Erika Kokay; os deputados distritais Wasny de Roure, Chico Vigilante e Israel Batista; e representantes da educação.