11/09/2012 às 20:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:54

Peixe no cardápio dos restaurantes comunitários

Intenção do GDF é que o alimento seja cada vez mais consumido pela população

Por Da Redação


. Foto: Mary Leal

Como parte da programação da 9ª Semana do Peixe, promovida pelo Governo do Distrito Federal, os 13 restaurantes comunitários do DF adicionaram em seus cardápios, desde a segunda-feira passada (3), diferentes pratos com o alimento. Segundo o secretário de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest), Daniel Seidel, a intenção é que todos os restaurantes comunitários ofereçam receitas de pescado ao menos uma vez por semana. A 9ª edição da Semana do Peixe no DF vai até o dia 17 de setembro.

Em evento realizado nesta terça-feira (11), no Restaurante Comunitário do Riacho Fundo 2, o secretário destacou a importância de a população do DF consumir o produto. “A Semana do Peixe foi de grande valia, pois mostra à população do DF que o pescado é o alimento mais saudável que tem”, afirmou o secretário. Como os usuários dos restaurantes comunitários pagam apenas R$ 1 pelo prato, os locais se tornam o ponto ideal para difundir com mais facilidade o consumo do alimento no DF. “Ele já fazia parte dos cardápios dos restaurantes comunitários, mas não com grande intensidade. Agora o objetivo é aumentar mais ainda”, afirmou Seidel.

As ações do GDF para incentivar a produção e a comercialização do alimento começaram no ano passado. Em dezembro foi criado o Mercado do Peixe, no espaço das Centrais de Abastecimento do DF (Ceasa), por meio de uma parceria entre a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri) e o Ministério da Pesca e Aquicultura. Foram investidos cerca de R$ 1 milhão no Mercado do Peixe, desde em infraestrutura a compra de equipamentos. Tudo para promover cada vez mais o peixe como um dos principais alimentos no prato dos brasilenses. Entre 2007 e 2011, o consumo anual de pescado por habitante passou de 12,8kg para 14kg, bem mais do que a média nacional de 9kg por pessoa.