Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
13/09/2012 às 00:36
Além da remoção de resíduos, a Semana Lago Limpo, que começou hoje e segue até o dia 18, conta com programação cultural, socioeducativa e esportiva
O Pontão, a Ermida Dom Bosco, as pontes JK e das Garças, e a Barragem foram os pontos escolhidos para a limpeza do Lago Paranoá, iniciada nesta quarta-feira (12). A remoção de resíduos faz parte da 2ª edição da Semana Lago Limpo, que tem ampla programação voltada à preservação ambiental.
“As ações da Semana Lago Limpo incentivam práticas de sustentabilidade para que as pessoas façam a destinação correta dos resíduos, e evitem jogar lixo nos mananciais”, afirmou o diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa),Vinícius Benevides.
A equipe técnica do Grupo de Acompanhamento das Cotas do Lago Paranoá, coordenada pela Adasa, fiscaliza as margens do lago e monitora o trabalho dos 80 reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap) que coletarão resíduos nos cinco pontos.
A limpeza do espelho de água ocorre com o rebaixamento do nível de água do lago, conhecido como flushing. Desde 14 de agosto, o lago vem sendo rebaixado 3cm por dia e nesta segunda-feira (10) atingiu a cota mínima -999,50m. A redução dos níveis permitiu a limpeza da camada superficial do lago, essencial para a manutenção da qualidade da água. O trabalho, que pela segunda vez integra a mobilização Semana do Lago Limpo, é realizado anualmente. Na limpeza anterior foram retiradas mais de 2,5 toneladas de lixo.
O diretor-presidente da Adasa, Vinícius Benevides, destacou a importância da ação. “Essa limpeza gera benefício para toda a sociedade, já que o Lago Paranoá é utilizado por grande parte da população do DF para práticas desportivas, pesca, banho e geração de energia. Futuramente, servirá como fonte de abastecimento humano e aumentará sua importância.”
Os resíduos recolhidos durante a limpeza ficarão armazenados em uma rede de contenção, presa a um guindaste, a 10m de altura, na QL 24, ao lado da Ponte JK. O material poderá ser visto na Exposição Lago Limpo, que começa no próximo sábado (15) e segue até 18 de setembro. A ideia é chamar a atenção dos visitantes para a importância da coleta seletiva. Posteriormente, o material recolhido passará por triagem e será distribuído para cooperativas de catadores e projetos de reciclagem envolvidos com o evento.
A partir de domingo (16), a CEB deixará de usar o Paranoá para geração de energia. Até 30 de setembro, o lago deverá voltar aos níveis estabelecidos pela Adasa. Este ano, o evento Semana Lago Limpo coincidirá com o Clean Up Day, movimento mundial em defesa do meio ambiente que realiza a maior campanha de limpeza dos rios, lagos e praias.
Além da Adasa, a Companhiade Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), a Companhia Energética de Brasília (CEB) e o Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal (Ibram) participam da limpeza no Lago Paranoá.
Semana Lago Limpo – Os eventos continuarão durante toda a semana, com apresentações culturais, socioeducativas e esportivas. A intenção dos organizadores é unir preservação ambiental e cidadania.
Como parte da programação cultural será realizado no dia 15, no Clube Naval, o desfile Lago Limpo Fashion. Sete associações de costureiras, bordadeiras e artesãs da Estrutural participarão da atividade. Cada associação produzirá duas peças de roupa com material reciclável. Os modelos serão apresentados por crianças e adolescentes da comunidade.
Confira a programação aqui