As seletivas do programa Rumo ao Pódio Olímpico identificaram 30 talentos natos para o atletismo. Os jovens atletas serão treinados para as Olimpíadas de 2020" /> As seletivas do programa Rumo ao Pódio Olímpico identificaram 30 talentos natos para o atletismo. Os jovens atletas serão treinados para as Olimpíadas de 2020">
Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
04/10/2012 às 11:57
As seletivas do programa Rumo ao Pódio Olímpico identificaram 30 talentos natos para o atletismo. Os jovens atletas serão treinados para as Olimpíadas de 2020
Com potencial para o atletismo comprovado por cinco seletivas e muitos testes, 30 estudantes, entre 15 e 21 anos, foram os escolhidos entre 1.424 inscritos para o programa Rumo ao Pódio Olímpico. Treinar os jovens para torná-los medalhistas nos Jogos Olímpicos de 2020 é o objetivo da iniciativa. À exceção de um atleta residente em Planaltina (GO), todos os demais selecionados são alunos da rede pública de ensino do DF.
No primeiro dia de treino oficial, no Centro Olímpico de Ceilândia, nesta quarta-feira (3), os jovens atletas receberam dicas e instruções do campeão olímpico do Distrito Federal reconhecido internacionalmente por suas conquistas no atletismo, Joaquim Cruz. A apresentação dos atletas está marcada para esta quinta-feira, às 10h, no mesmo local dos treinamentos.
O programa é desenvolvido por meio de parceira entre o GDF, o instituto que leva o nome do recordista Brasileiro, Sul-Americano e Pan-Americano dos 800 metros, e o governo federal.
“O objetivo é preparar esses jovens para subir no pódio, e, durante esse processo, vamos dar ênfase à escola. O garoto que pertencer ao programa tem que apresentar boas notas. Vamos oferecer condições para que ele cresça dentro e fora do esporte”, detalhou Joaquim Cruz.
Emocionada por ser treinada por um ídolo, Selene Ribeiro, 14 anos, é uma das cinco meninas que integram o grupo selecionado. A estudante do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 30, de Ceilândia, já tinha percebido a vocação para o esporte desde o final de 2010, quando começou a correr com amigas.
“É muito prazeroso receber treinamento de um grande atleta que eu admiro tanto. Estou muito feliz e o meu objetivo daqui para frente, com essa oportunidade, é conseguir a medalha olímpica em 2020. Tenho apoio da minha família”, ressaltou Selene.
As seletivas foram uma boa oportunidade para que o talento natural para o atletismo aflorasse no jovem Daniel dos Santos. Aos 17 anos, o estudante do CEF 17, também em Ceilândia, sempre jogou futebol e nunca havia pensado em atletismo antes de se inscrever no programa Rumo ao Pódio Olímpico.
“Tudo começou quando participei da peneira de atletismo na escola. Fui passando e, com o apoio dos treinadores, comecei a perceber que tinha muito futuro no esporte. Transferi o amor pelo futebol para o atletismo. É isso que quero para mim”, afirmou o garoto que conquistou os primeiros lugares no Campeonato Brasiliense, realizado em setembro deste ano, e do Campeonato Paulista, na semana passada.
Mais experiente no esporte, José Rodrigo Vieira, 18 anos, estudante do Centro de Ensino Médio (CEM) 111, do Recanto das Emas, começou a correr em 2008. Terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de Atletismo Juvenil, realizado em Maringá/PR, nos dias 10 e 11 de setembro, o jovem falou de suas conquistas. “Este ano foi o melhor no atletismo para mim. De 10 corridas que participei, subi ao pódio sete vezes. Ter passado nos testes do programa é uma oportunidade única. Meu objetivo é chegar à Olimpíada de 2020”, observou.
O programa – Desenvolvido pelo Instituto Joaquim Cruz, o programa de inclusão social para a formação de atletas de alto rendimento em provas de meio-fundo e fundo – 800m, 1.500m, 3.000m, 10.000m e maratona. Os recursos são captados por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. O projeto conta ainda com patrocínio de empresas.
O coordenador-técnico do Rumo ao Pódio Olímpico, Luiz Carlos Santana, ressaltou a parceria com a Secretaria de Esporte. “A pista de atletismo do Centro Olímpico de Ceilândia é fenomenal. O GDF nos ofereceu o espaço para treinar e todo o apoio logístico. Além disso, a Secretaria de Educação liberou inscrições nas escolas”, detalhou.
Ao todo 14 profissionais, entre técnicos, auxiliares, psicólogo, assistente social e fisioterapeutas, acompanharão a rotina de treinamento dos novos atletas. Os 30 selecionados já receberam a primeira parcela da bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 925,00, além de vales transporte e alimentação.