" /> ">

26/11/2012 às 10:14

Doação para pessoas em situação de rua

Campanha “Cidadania Tem Endereço” vai centralizar doações e distribuí-las a pessoas e entidades cadastradas. Roupas, alimentos e brinquedos podem ser entregues até 20 de dezembro

Por Da Redação, com informações da Sedest


. Foto: Mary Leal

Para estimular a população a realizar doações em pontos específicos e direcioná-las a indivíduos e entidades assistenciais cadastrados, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) iniciou a campanha “Cidadania Tem Endereço”. O objetivo é garantir a cidadania das pessoas em situação de rua, tirando da vulnerabilidade quem enfrenta essa realidade para receber doações.

A arrecadação está sendo feita no Centro Especializado para População de Rua, unidade de referência para o atendimento a esse público, mais conhecido como Centro Pop, na 903 Sul. Outros locais, como postos comunitários da Polícia Militar, também estão recebendo os donativos, que incluem roupas, alimentos e brinquedos. A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e a Administração de Brasília.

O período de arrecadação teve início no dia 20 de novembro e seguirá até 20 de dezembro. Todas as doações serão centralizadas no Centro Pop, responsável por fazer o mapeamento das famílias e indivíduos, incluí-los no Cadastro Único para Programas Sociais e distribuir os donativos. A partir dessa busca ativa, a Sedest trabalhará de maneira articulada com as regiões para a realização de campanhas e doações nesses locais.

A distribuição e o cadastramento serão feitos no Centro Pop, de 10 a 21 de dezembro, das 14 às 17h, exceto aos sábados e domingos. A campanha conta com o apoio do Conselho de Segurança Comunitário de Brasília (Conseg), Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e similares de Brasília (Sindhobar) e Sindicato do Comércio Varejista (Sindvaregista).

Acompanhamento – No período das festas de fim de ano, aumenta o número de pessoas em situação de rua que buscam doações. Mas a ajuda prestada nas ruas e em locais inapropriados acaba enfraquecendo ações governamentais e não governamentais para acompanhar, garantir direitos e corresponsabilizar a pessoa em situação de rua.

Somente a doação não garante acompanhamento, pois não possibilita o fortalecimento de vínculos sociais e comunitários e a inclusão social de pessoas em situação de rua para geração de emprego e renda. A campanha arrecada roupas, brinquedos, utensílios domésticos de pequeno porte e cestas básicas, em bom estado. Dinheiro não é aceito.

Serviço:

Campanha de Doação “Cidadania Tem Endereço”.

Período de arrecadação: de 20 de novembro a 20 de dezembro.

Postos de arrecadação: Postos comunitários da Polícia Militar, Administração Regional de Brasília, Centro Pop e postos da Rede Gasol.

Distribuição e cadastro no Centro Pop: de 10 a 21 de dezembro, das 14 às 17h (exceto sábados e domingos).

Contato Centro Pop: 3322-2973

Mais informações sobre população em situação de rua: telefone 156, opção 5.