15/01/2013 às 16:24

Aberto cadastramento para Programa Boleiros

Entidades de futebol amador selecionadas receberão serviço de arbitragem gratuito. Inscrições vão até 5 de fevereiro

Por Ailane Silva, da Agência Brasília


. Foto: Brito

A Secretaria de Estado de Esporte abriu hoje (15) o período de cadastramento de entidades organizadoras de campeonatos de futebol amador, sem fins lucrativos, para participarem do Programa Boleiros. A ação pretende desenvolver o futebol amador do Distrito Federal, bem como oferecer serviços de arbitragem profissional. As inscrições podem ser efetuadas até o dia 5 de fevereiro.
 

“O Programa Boleiros incentiva a prática do futebol amador custeando as despesas com os árbitros e seus auxiliares. Esse é o item de valor mais elevado para as ligas, o que dificulta a promoção de campeonatos”, destaca o diretor de Futebol da Subsecretaria de Políticas Públicas Sociais para o Esporte, João Cleber Araújo.
 

Segundo ele, cerca de 4 mil jogos foram realizados em 2012 com o apoio do projeto, o que beneficiou 35 mil atletas de 1,4 mil times das regiões administrativas do DF. A expectativa, agora, é que o número de beneficiados dobre para 70 mil em 2013.
 

A escolha das entidades que serão contempladas com o serviço em 2013 será realizada por uma comissão formada por servidores da Secretaria de Esporte. O grupo avaliará os projetos e selecionará as entidades a partir dos seguintes critérios: tempo de existência da entidade, parceria com órgãos públicos e capacidade gerencial.
 

Árbitros – De acordo com o subsecretário, os árbitros dos jogos são selecionados na própria cidade do respectivo time. “A orientação da Secretaria de Esportes é que as pessoas já atuantes na comunidade com determinada equipe sejam contratadas para exercer a função”, explica João Cleber. Em cada partida, são utilizados um árbitro principal e dois auxiliares, também chamados de bandeirinhas.
 

Os interessados em se cadastrar para atuar junto aos times de sua cidade podem, a qualquer tempo, procurar uma das ligas de futebol. A entidade enviará o nome do candidato para que ele possa trabalhar nos jogos de futebol amador.
 

Cadastramento – As entidades privadas sem fins lucrativos devem levar a documentação descrita no edital Chamada Pública Nº 01 – 2013, de 15 de janeiro a 5 de fevereiro, das 9h às 12h e das 14h às 16h, na Subsecretaria de Políticas Sociais para o Esporte da Secretaria de Esporte. O órgão fica no Anexo do Palácio do Buriti, sala 1611, 16º andar. 
 

Resultado – As entidades inscritas neste ano passarão pela análise da comissão da Secretaria de Esporte, que avaliará os processos até 15 de fevereiro. O resultado será divulgado até o fim de fevereiro, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).