15/01/2013 às 19:34

GDF contratará laboratórios de próteses dentárias

Iniciativa aumentará a produção de 70 para mil unidades por mês

Por Suzano Almeida, da Agência Brasília


. Foto: Roosewelt Pinheiro/ABr

A Secretaria de Saúde (SES) publicou, nesta terça-feira (15), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) o Aviso de Pregão Eletrônico para a contratação de laboratórios de próteses dentárias, que prestarão serviços à Rede de Atenção à Saúde Bucal. O contrato, com valor total de R$ 1,8 milhão, será dividido por região, em cinco lotes. Será considerada vencedora a empresa que apresentar maior desconto sobre a tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) do Ministério da Saúde (MS). As propostas podem ser enviadas ao endereço eletrônico www.compranet.gov.br até 24 de janeiro. O resultado será divulgado no dia seguinte.
 

“A Secretaria de Saúde não tem em seu quadro de pessoal a carreira de técnico de prótese. Por isso, vamos contratar laboratórios que façam esse trabalho para atender a população do Distrito Federal com qualidade”, afirma o gerente de Odontologia da SES Sérgio da Mata. Ele explica que atualmente o GDF tem, para esse fim, apenas um laboratório, que funciona com dois técnicos contratados. Por mês são produzidas 70 próteses parciais e unitárias, quantidade insuficiente para atender todos os casos.
 

A previsão é que os laboratórios comecem a operar entre março e abril deste ano. Os concorrentes deverão apresentar propostas com valor unitário das próteses menor que os tabelados pelo SUS – R$ 150 por unidade. Cada vencedor da licitação produzirá, mensalmente, 200 próteses em cada um dos cinco lotes, de acordo com a demanda e modelo. A previsão é que sejam fabricadas mil unidades por mês.
 

Motivação – O gerente de Odontologia da SES, Sérgio Mata, explica que, por produzir apenas dentaduras completas, a rede de saúde bucal não atendia todas as demandas. Por isso, pacientes que necessitavam do serviço procuravam a Justiça para solicitar do governo a cobertura do tratamento na rede particular. Para prestar melhor atendimento a quem precisa de próteses, a Secretaria de Saúde decidiu adotar esse modelo de serviço.