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30/01/2013 às 11:34, atualizado em 12/05/2016 às 18:05
Usuários devem optar pelo IPTU ou IPVA até 15 de fevereiro. Confira algumas dicas para facilitar o processo
Duas semanas após o início do período de indicação dos créditos do programa Nota Legal, a Secretaria de Fazenda do Distrito Federal (SEF/DF) contabiliza acima de 142 mil indicações para abatimento nos impostos – cerca de R$ 32,1 milhões sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e mais de R$ 7,49 milhões sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). As restituições ultrapassam o valor de R$ 39,5 milhões. O período de indicação vai até 15 de fevereiro.
Para indicar os créditos, o consumidor deve acessar o site do programa, entrar na área restrita e escolher o imposto para abatimento, clicando no ícone “Utilizar”. Caso deseje transferi-los para terceiros, é necessário validar os dados do cadastro antes de realizar a operação. Essa medida pretende reforçar a segurança do usuário e evitar tentativas de fraude.
O período para efetuar as restituições em dinheiro será de 1° a 30 de junho de 2013, via depósito em conta bancária. A SEF/DF informa que essa modalidade é válida somente para o usuário que não possui CPF/CNPJ vinculado a imóvel ou veículo no Distrito Federal.
Abaixo, seguem algumas informações para facilitar o processo de indicação dos créditos do contribuinte.
– Utilizar navegadores diferentes (na parte direita do rodapé da página principal do site consta a compatibilidade assegurada para navegação);
– Optar por realizar o processo nos momentos de menor audiência, como no início da manhã, horário do almoço ou no fim da noite;
– Após realizar o procedimento, desconectar-se do site para evitar congestionamentos no tráfego;
– Observar o prazo de prescrição dos créditos (dois anos após o lançamento);
– Recadastrar-se ou sempre manter atualizado o cadastro para evitar divergências e dificultar a indicação;
– Atualizar as páginas ou até sair do site e retornar caso ocorram erros no momento da indicação dos créditos. Se o erro persistir, deve-se enviar cópia da mensagem ou relatar o problema para agrem@fazenda.df.gov.br;
– Solicitar pelo próprio site uma nova senha, nos casos de perda ou esquecimento da anterior;
– Antes de contactar a SEF, verifique se há mensagens direcionadas no lixo eletrônico ou Spam;
– As Agências de Atendimento da Receita também podem auxiliar nas indicações quando houver alguma dificuldade. Não se esqueça de apresentar os documentos pessoais.