06/01/2014 às 16:48, atualizado em 12/05/2016 às 17:53

Fundação de Apoio à Pesquisa do DF negocia convênio para pesquisas forenses

Acordo deve financiar equipamentos e bolsas para pesquisas

Por Da Redação, com informações da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal


. Foto: Mary Leal / Arquivo

 BRASÍLIA (6/1/14) – A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e a Fundação de Peritos em Criminalística Ilaraine Acácio Arce (FPCIAA) negociam os termos do Acordo de Cooperação Técnica para promover o progresso das pesquisas de desenvolvimento tecnológico forense no Brasil. O convênio deve ser assinado ainda este mês.

 

Segundo o presidente da FAPDF, Alexandre Gouveia, incentivar a pesquisa nessa área significa fortalece o país. “É importante unir a pesquisa, a tecnologia e a atividade pericial. O resultado é uma solução para atos criminosos a partir da ciência. Pretendemos alavancar a pesquisa por meio de avanços tecnológicos”, declarou.

 

A parceria propõe que a FAPDF fomente a aquisição de equipamentos, a concessão de bolsas de pesquisas para mestrado, doutorado e pós-doutorado e a promoção de eventos científicos, eentre outras atribuições. Em contrapartida, a Fundação de Peritos será responsável pelo desenvolvimento das pesquisas.

 

Para o presidente da FPCIAA, Charles Andrade, pesquisas no segmento criminal representam uma área de interesse do país, e as ações terão foco em ciências forenses, o que “difere de outros convênios”.

 

(V.F./M.D.*)