11/01/2014 às 11:23

Samambaia realiza 2 mil atendimentos a vítimas de violência em 2013

A maior procura pelo serviço foi para crianças e adolescentes

Por Da Secretaria de Saúde


. Foto: Elza Fiúza/ABr

SAMAMBAIA (11/1/14) – O Programa de Prevenção e Atendimento às Pessoas em Situação de Violência – PAV Orquídea de Samambaia – registrou em 2013 aproximadamente 2 mil atendimentos, cerca de 800 a mais que no ano anterior.
 

O serviço oferece atendimento especializado a vítimas de qualquer tipo de violência residentes em Samambaia e Recanto das Emas, de modo a promover a saúde biopsicossocial desses pacientes.
 

“Com o PAV Orquídea, estamos agregando valores ao atendimento psicossocial prestado a essas pessoas em situação de violência, com mais qualidade e humanização, além de ajudar a reduzir os casos de violência”, afirmou o coordenador-geral de Saúde de Samambaia, Manoel Teles.
 

De acordo com o balanço, a maior procura foi pelo atendimento de crianças, com 50%; adolescentes, com 25,55%; mulheres, 22,22%; e idosos, 2,22%.
 

Dos atendimentos realizados em crianças e adolescentes, aproximadamente 80% foram em decorrência de violência sexual. No que se refere à assistência prestada a mulheres, 63% referem-se a casos de violência doméstica.
 

ATENDIMENTO – Os pacientes não agendados previamente durante a semana contam com atendimento por demanda espontânea todas as quartas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
 

Para ter acesso ao serviço, as pessoas podem procurar diretamente o PAV Orquídea, que funciona no Hospital Regional de Samambaia (HRSam), ou podem ser encaminhadas pelo Conselho Tutelar, Delegacia de Policia, Ministério Público, Unidades de Saúde, CRAS, CREAS e outras instituições.
 

O PAV Orquídea de Samambaia conta com uma equipe multidisciplinar, composta, no momento, por uma assistente social, uma psicóloga e uma terapeuta ocupacional.
 

Para outras informações, o telefone do PAV Orquídea é o 3458-9891 e funciona de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h, e na sexta-feira, das 8h às 13h.
 

(L.C/T.V*)