Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
16/01/2014 às 22:12
Unidade do DF é referência nacional no tratamento de queimados
BRASÍLIA (16/1/14) – A ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes, e o secretário-adjunto de Saúde do DF, Elias Miziara, visitaram, nesta quinta-feira (16), a paciente J. C. S., vítima de atentado em ônibus no Maranhão. A mulher está internada no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), que é referência nacional no tratamento de queimados.
“É responsabilidade nossa, como governo, amparar da melhor forma vítimas como J. C. S. O comprometimento dos profissionais da unidade é fundamental”, destacou a ministra, ao reforçar o apoio dos governos federal e local ao caso.
Rosário ressaltou que o empenho da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) é fundamental, já que a Unidade de Queimados do HRAN é referência nesse tipo de atendimento no Brasil.
“Esse hospital (HRAN) é referência nacional em outras áreas também, como o tratamento aos fissurados labiopalatais, a cirurgia bariátrica e a cirurgia plástica, além de ter um dos únicos ambulatórios para cuidados aos viajantes e Programa Margarida, que serve de apoio a mulheres violentadas sexualmente”, lembrou Miziara.
O chefe da Unidade de Queimados do HRAN, Mario Frattini, mostrou as instalações e explicou que o setor atua de forma padronizada. “Desde a chegada, o paciente queimado passa por cuidados especiais e a nossa equipe é comprometida com isso”, garantiu.
Segundo ele, a paciente ainda passará por alguns procedimentos usuais no setor, mas já foi submetida a três procedimentos para retirada da pele morta. Ela respira de forma espontânea e com o auxílio de oxigênio.
O atentado ao ônibus, há 12 dias na capital maranhense, resultou na morte da filha de J.C.S, de 6 anos, que teve 95% do corpo queimado. Outras quatro pessoas ficaram feridas e foram internadas, dentre elas J.C.S, transportada em UTI aérea para o HRAN.
(A.S/J.S*)