Encontros destinados a servidores da rede pública prosseguem até 26 de junho

" /> Encontros destinados a servidores da rede pública prosseguem até 26 de junho

">

14/02/2014 às 17:49

Saúde promove palestras sobre cuidados com pacientes com doenças graves

Encontros destinados a servidores da rede pública prosseguem até 26 de junho

Por Da Secretaria de Saúde


. Foto: Divulgação

BRASÍLIA (14/2/14) – Profissionais da rede pública de saúde receberão palestras sobre Cuidados Paliativos, que devem ser prestados aos pacientes com doenças crônico-degenerativas ou em estágio terminal.

 

A chefe do Núcleo de Cuidados Paliativos da Secretaria de Saúde (SES), Giselle de Fátima Silva, explica que a ação busca sensibilizar gestores e profissionais de saúde sobre a filosofia e os princípios dos Cuidados Paliativos, para melhorar a assistência a esses pacientes.

 

Os Cuidados Paliativos são prestados por equipes multiprofissionais em ambiente hospitalar ou domiciliar e melhoram a qualidade de vida dos pacientes e das famílias que enfrentam problemas graves de saúde. Eles previnem e aliviam o sofrimento, pela identificação precoce, avaliação correta e tratamento da dor, além de problemas de ordem psicossocial e espiritual.

 

No primeiro semestre o ciclo de palestras, iniciado nesta quinta-feira (13), será realizado até 26 de junho, sempre às quintas-feiras, das 10h às 12h, nos hospitais regionais. No segundo semestre de 2014, serão realizadas mesas redondas com especialistas em Cuidados Paliativos do DF e de outros estados, no Auditório da SES/DF, das 8h às 18h.

 

Os temas abordados serão:

 

* Diretrizes Éticas e Aspectos Jurídicos em Cuidados Paliativos e Serviços de Cuidados Paliativos;
* Ambulatório, internação e assistência domiciliar; Medicina em Cuidados Paliativos;
* Enfermagem em Cuidados Paliativos;
* Psicologia em Cuidados Paliativos;
* Fisioterapia e Terapia Ocupacional em Cuidados Paliativos; e 
* Serviço Social e Voluntariado em Cuidados Paliativos e Espiritualidade em Cuidados Paliativos.


Atualmente, os Cuidados Paliativos da Secretaria de Saúde são prestados nos hospitais de Apoio (internação e ambulatório); de Base (ambulatório); da Criança (ambulatório e assistência domiciliar) e em 15 Núcleos Regionais de Atenção Domiciliar.

 

A secretaria realiza, ainda, o Programa de Residência de Medicina Paliativa do Hospital Regional de Sobradinho (HRS), pioneiro no Brasil, que funciona desde março de 2013 e o Programa Cuidar Sempre, que tem reuniões mensais no Hospital de Apoio para as equipes paliativistas discutirem assuntos administrativos, análise de estudos de casos e palestras de interesse comum.

 

(V.F./I.M.)