Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
15/02/2014 às 17:43
Em 2013 foram realizados mais de 14 mil atendimentos traumáticos, 15% desses casos por quedas ou tombos
BRASÍLIA (15/2/14) – Somente em 2013, a equipe do Samu do Distrito Federal realizou mais de 14 mil atendimentos traumáticos, como quedas, colisões, agressões e atropelamentos. De acordo com a Secretaria de Saúde, desse total, mais de 2 mil atendimentos referem-se a quedas ou tombos, o que equivale a quase 15% das ocorrências.
Esse tipo de acidente acontece normalmente no ambiente doméstico, em especial na cozinha e no banheiro. “Pessoas acima de 60 anos são mais vulneráveis, pois, nessa fase, o indivíduo apresenta menor reflexo de defesa à queda, diminuição gradativa da massa muscular, menor densidade mineral óssea e aumento da probabilidade de doenças crônicas”, explicou o médico do Samu-DF, Flávio Campos.
Segundo a Secretaria de Saúde, durante o ano de 2013 ficou constatado que essas ocorrências ocuparam o primeiro lugar e ficaram à frente dos atendimentos que envolvem atropelamentos por carros e colisões entre veículos.
Para evitar esses acidentes em casa, as pessoas devem seguir algumas recomendações a fim de proporcionar maior segurança aos idosos. O médico destacou que tapetes não devem ficar soltos nos ambientes e que uma boa iluminação é necessária.
Flávio Campos ainda ressaltou que é fundamental o amparo afetivo ao idoso, cuidar de sua alimentação e hidratação, bem como ajudá-lo com a medicação. “Os remédios devem ser tomados nos horários corretos, pois muitas quedas são causadas por mal súbito, decorrente da falta de uma medicação de uso regular”, concluiu.
(A.C/T.V*)