13/03/2014 às 10:39

Taguatinga reforça atendimento à saúde no Dia Mundial do Rim

Campanha de conscientização será realizada no hospital da cidade

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Brito/Arquivo

TAGUATINGA (13/3/14) – Em comemoração ao Dia Mundial do Rim, o Hospital Regional de Taguatinga (HRT) realizará nesta quinta-feira (13), das 8h às 12h, uma campanha de conscientização sobre os cuidados com o rim, por intermédio da Unidade de Nefrologia.

 

O objetivo do evento, que é criado pela Sociedade Internacional de Nefrologia e a Federação Internacional de Fundações do Rim, é chamar a atenção da população para as questões relacionadas à Doença Renal Crônica (DRC).

 

“Neste ano, a campanha vem com o tema ‘Dia Mundial do Rim – 1 em 10. O rim envelhece, assim como nós’. Por isso, nesta data queremos motivar as pessoas para o autocuidado e autoconhecimento”, declarou o chefe da Nefrologia do HRT, Sávio Ananias Agresta.

 

Durante o evento, servidores de diversas categorias (nefrologia, enfermagem, psicologia, nutrição, serviço social e enfermagem), realizarão aferição de pressão arterial, medição de glicose e orientação com folhetos informativos sobre prevenção de doenças renais.

 

“Nunca tinha sofrido nenhum sintoma de doença renal, até o dia que tive uma crise hipertensiva, isso há um ano. De lá para cá, descobri que precisava de hemodiálise e desde então venho sendo tratado no HRT”, contou o paciente Carlos Silva, morador de Taguatinga e técnico em telecomunicações.

 

Atualmente, a DRC é considerada um problema de saúde pública mundial sendo que, em todo o mundo, mais de um milhão de pessoas realizam diálise renal (tratamento que substitui a função que os rins deixaram de realizar) e tantos outros milhões de pacientes apresentam algum grau de perda da função renal.

 

“Nesta edição, a campanha vai reforçar a importância da prevenção das doenças renais. Todo cuidado é fundamental para evitar que o paciente necessite passar por um processo doloroso, contínuo e desconfortável, com invasões corporais, que é a hemodiálise” declarou o coordenador-geral de Saúde de Taguatinga, Otávio Augusto de Siqueira.

 

Em 2013, a Unidade de Nefrologia do HRT realizou 3.276 consultas ambulatoriais; 7.848 curativos e 7.068 hemodiálises (filtragem sanguínea por intermédio de uma máquina – “rim artificial”).

 

(L.C/J.S*)