14/03/2014 às 20:02

Feira expõe produtos de artesãos e agricultores do DF

A segunda edição da mostra acontece no Pátio Brasil, e reúne alimentos e peças de arte

Por Da Secretaria de Agricultura


. Foto: Hmenon Oliveira / Arquivo

BRASÍLIA (14/3/14) — Até domingo (16), quem for ao shopping Pátio Brasil poderá conferir e comprar artesanatos, sorvetes, queijos, geleias e molhos, todos produzidos por moradores de comunidades rurais e assentamentos do Distrito Federal, durante a segunda edição da feira Pátio Rural.
 

A iniciativa é uma parceria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) com a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF).
 

De acordo com o secretário de Agricultura, Lúcio Valadão, o GDF tem se empenhado em abrir novos espaços não só para os artesãos, como também para todos os agricultores familiares do Distrito Federal.
 

“Temos incentivado os produtores a se unirem e se organizarem. Só assim a categoria terá mais força para enfrentar o mercado”, ressaltou. O presidente da Emater-DF, Marcelo Piccin, parabenizou as equipes da empresa e os agricultores que têm se esforçado para aprimorar a gestão dos negócios rurais. “Esperamos que esse seja mais um ponto entre muitos”, afirmou.
 

ARTESANATO – A Seagri-DF também fechou parceria com Coordenadoria das Cidades e assinou um contrato de cessão de uso para administrar o box 108 da Feira da Torre, onde artesãos ligados a comunidades rurais e assentamentos de reforma agrária podem, desde esta quinta-feira (13), comercializar seus produtos.
 

Por enquanto, o box está sob responsabilidade da Seagri, que fará uma chamada pública para selecionar associações de produtores que deverão administrar o espaço.
 

No Distrito Federal são registradas pela Secretaria de Agricultura 80 agroindústrias. Dessas, 25 estão regularizadas por meio da Lei do Processamento Artesanal, definida pela Lei 4.096 de 2008. Com essa norma, as agroindústrias de caráter artesanal, que antes se encontravam na informalidade, passaram a ter suas atividades reconhecidas, suas peculiaridades respeitadas e as suas características culturais, regionais e tradicionais resguardadas.
 

SERVIÇO:
 

Pátio Rural
 

Dia: De 13 a 16 de março (quinta-feira a domingo)
 

Horário: Sábado, das 10h às 22h; e domingo, das 15h às 18h
 

Local: Pátio Brasil – Piso 3
 

Entrada gratuita
 

Classificação indicativa livre
 

Informações: (61) 2107-7400
 

(T.V*)