Construção sustentável tem aquecimento solar e sistema para reaproveitar a água da chuva

" /> Construção sustentável tem aquecimento solar e sistema para reaproveitar a água da chuva

">

11/04/2014 às 23:40

Batalhão do Corpo de Bombeiros é inaugurado no Recanto das Emas

Construção sustentável tem aquecimento solar e sistema para reaproveitar a água da chuva

Por Vaneska Freire, da Agência Brasília


. Foto:Dênio Simões/GDF

RECANTO DAS EMAS (11/4/14) – O GDF inaugurou, nesta sexta-feira (11), as novas instalações do 36º Batalhão do Corpo de Bombeiros do Recanto das Emas. O evento aconteceu durante a 8ª edição do programa “GDF Junto de Você”, que fica na cidade até este domingo (13).

 

A unidade, erguida na Quadra 300, é a terceira de um total de 13 quartéis que serão construídos até o fim do ano no Distrito Federal. A estrutura possui 890 metros quadrados, divididos em dois pavimentos, com academia, salas de aulas e reuniões, quatro dormitórios e um refeitório. Abrigará 100 militares, que trabalharão em combate a incêndio, salvamento e atendimento pré-hospitalar. O investimento foi de aproximadamente R$ 2,8 milhões.

 

O prédio possui, ainda, placas de aquecimento solar, sistemas para captação de água pluvial, de vídeo e de monitoramento, elevador para pessoas com deficiência, quadra poliesportiva, campo de futebol, sala de reciclagem para a corporação, estacionamento amplo, cobertura de policarbonato e telhas isotérmicas para evitar superaquecimento.

 

“Os bombeiros nunca se intimidam e nem se omitem diante de qualquer ocorrência e isso é uma prova do comprometimento desses profissionais. Estamos investindo na corporação para melhorar as condições de trabalho e o atendimento à população. Este é um quartel moderno e sustentável, que fica no centro da cidade, o que vai proporcionar mais agilidade nos atendimentos”, ressaltou o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz.

 

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Júlio César dos Santos, afirmou que os novos quartéis são apenas uma parte das melhorias que a corporação vem recebendo. “Os investimentos no Corpo de Bombeiros são constantes. Recentemente renovamos os equipamentos de proteção individual, com o custo de R$ 8 mil por militar, para que eles possam atender a população adequadamente”, declarou.

 

Mensalmente, o Recanto das Emas registra cerca de 200 chamadas para os bombeiros. Para atender as ocorrências, o Batalhão conta com um caminhão contra incêndio, Unidade de Resgate e Salvamento e ambulância. O antigo batalhão será mantido como depósito de material.

 

CONCURSO PÚBLICO – Na oportunidade, o governador anunciou a ampliação do quadro de pessoal da corporação. “Além dos novos militares que estão em curso de formação, lançaremos o edital para mais um concurso, em breve, para a contratação de mais 700 bombeiros para o Distrito Federal, o que vai reforçar muito a nossa tropa”, garantiu Agnelo.

 

(V.F./I.M*)