12/04/2014 às 16:44

Monsenhor Marcony é ordenado bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília

Cerimônia aconteceu neste sábado (12), na Catedral, e reuniu mais de três mil fiéis

Por Vaneska Freire, da Agência Brasília


. Foto: Dênio Simões/GDF

BRASÍLIA (12/4/14) – A cerimônia de ordenação do Monsenhor foi realizada neste sábado (12), na Catedral de Brasília. Agora Dom Marcony Vinicius é bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília junto a Dom Valdir Mamede, Dom Leonardo Ulrich Steiner e Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida. A nomeação foi feita pelo Papa Francisco em fevereiro deste ano.

 

“Deus me tornou servo e hoje sou bispo para vocês. Ressalto a minha gratidão ao Santo Padre, o Papa Francisco”, discursou Dom Marcony, durante a solenidade.

 

A cerimônia foi acompanhada por fiéis, padres, bispos e autoridades como o governador Agnelo Queiroz e vice-governador, Tadeu Filippelli, embaixadores, ministros, senadores e deputados.

 

“O Monsenhor Marcony é uma pessoa muito querida por toda a comunidade, tem um significado muito grande para a cidade. Para nós é um orgulho, estamos celebrando essa ordenação muito emocionados. Com certeza, o bispo vai dar uma contribuição muito grande para a Igreja”, afirmou o chefe do Executivo local.

 

A família do novo bispo se emocionou durante a cerimônia. “É um estado de graça muito grande. Deus é maravilhoso e estamos muito felizes”, declarou a irmã do bispo, Marta de Nazaré, 51 anos.

 

Dom Marcony foi o primeiro padre nascido e consagrado em Brasília. Ele nasceu em 1964, na Vila Planalto, entrou para o Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima aos 16 anos, onde cursou filosofia e teologia. Em 1988, com 24 anos, foi ordenado sacerdote. Antes de ser nomeado bispo auxiliar, ele era vigário geral da Arquidiocese.

 

(V.F./J.S*)