14/05/2014 às 15:05

Aplicativo “Proteja Brasil” combate violência contra crianças e adolescentes

 Programa para smartphones e tablets agiliza denúncias, que podem ser anônimas

Por Da Secriança da com informações da SDH

BRASÍLIA (14/5/14) – O “Proteja Brasil”, aplicativo da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) para smartphones e tablets, facilita denúncias de violência contra crianças e adolescentes. A partir do local onde o cidadão estiver, o serviço indica telefones para denúncias e endereços de delegacias, Conselhos Tutelares e organizações que protegem a população infantojuvenil nas principais cidades do país.

 

O aplicativo ser baixado para smartphones ou tablets, pela App Store ou no Google Play. Digite no campo de busca “Projeta Brasil” e selecione baixar. Para quem está no exterior, ele apresenta telefones e endereços das embaixadas. Se não quiser se identificar, existe a opção de denúncia anônima.

 

Para alertar a população, o aplicativo traz informações sobre os diversos tipos de violência contra crianças e adolescentes, como negligência, abandono, discriminação, agressões físicas e psicológicas, trabalho infantil, abuso e exploração sexual.

 

A maioria desses casos nem chega a ser denunciado. O que torna o tema mais delicado. Cabe a todos a missão de mudar essa história. A falta de informação é determinante para o silêncio que envolve a violência contra crianças e adolescentes no Brasil. Conhecer e saber identificar as várias formas de violência é o primeiro passo para acabar com esse mal invisível.

 

(C.C.*)