16/05/2014 às 09:01, atualizado em 12/05/2016 às 17:53

Administração do Paranoá faz homenagem aos garis

Aproximadamente 90 garis trabalham na região e no Itapoã

Por Da Redação, com informações da Administração do Paranoá


. Foto: Mary Leal/Arquivo

BRASÍLIA (16/5/14) – Nesta sexta-feira (16), a administração do Paranoá fará uma homenagem aos garis da cidade pelo Dia do Gari. Um café da manhã será oferecido, às 6h30, na sede regional do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) da cidade, localizado na Quadra 03, próximo ao Ginásio de Esportes.

 

“É uma homenagem singela, mas não poderíamos deixar de lembrar daqueles que se esforçam todos os dias para deixar nossa cidade limpa, contribuindo com a saúde, o bem-estar e ainda protegendo o meio ambiente”, declarou Caio Werther, administrador da cidade.

 

Quase 90 garis atendem a cidade e também o Itapoã, uma população de mais de 180 mil habitantes. A coleta do lixo, incluindo a seletiva, chega a mais de 100 toneladas por mês.

 

A profissão de gari surgiu no Rio de Janeiro. A denominação veio do nome de Aleixo Gary, um francês que fundou em 1876 uma empresa responsável pela limpeza das ruas da cidade.

 

Em termos culturais, o ofício de coletor de lixo foi por muito tempo desacreditado no Brasil. Não raro, temos pessoas que reconhecem os garis como profissionais que exercem uma atividade de pouco prestígio ou importância. Atualmente, tendo em vista as campanhas de conscientização ambiental e o agravo do problema gerado pelos “lixões”, a ação dos garis é de grande importância.

 

(J.P/J.S*)