17/05/2014 às 21:44

Agricultura familiar no foco do governo

Convênio permitirá que produtores comercializem produção no mezanino da Torre de TV durante a Copa do Mundo

Por Alline Farias, da Agência Brasília


. Foto: Dênio Simões/GDF

PARANOÁ (17/5/14) – Com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar no Distrito Federal, foi assinado neste sábado (17) um convênio da Emater-DF com a Cooperativa de Agricultores Familiares Ecológicos do Cerrado (Rede Terra) para ocupação do mezanino da Torre de TV, onde serão comercializados produtos durante o período da Copa do Mundo de 2014.

 

“Muitos restaurantes estavam interessados em ocupar o espaço, mas preferimos ceder para o segmento rural. Vamos fazer um café para que os turistas conheçam a riqueza da produção do Brasil”, disse Agnelo Queiroz, durante a 10ª edição do “GDF junto de Você”.

 

Além da Rede Terra, diversas entidades serão beneficiadas, como a Associação dos Produtores Rurais da Agricultura Familiar e Cooperativa da Agricultura Familiar Sustentável com Base na Economia Solidária.

 

Ainda para beneficiar a agricultura familiar, o governador também anunciou que na próxima terça-feira (20) será publicado um edital no Diário Oficial do DF para adquirir alimentação para escolas pelo Papa-DF. Serão investidos R$7 milhões. “Só no ano passado foram comprados R$20 milhões do segmento pela iniciativa. Essa decisão política mostra o compromisso com a área rural, porque sabemos da importância dela”, observou Agnelo Queiroz.

 

PISCICULTURA– Outra ação que vem beneficiar pequenos produtores, anunciada durante o “GDF junto de Você” neste sábado (17), foi a assinatura de decreto que institui a Câmara Setorial da Cadeira Produtiva da Piscicultura do Distrito Federal. A entidade tem como objetivo acompanhar as ações e apresentar propostas relacionadas à piscicultura do DF e Região Integrada de Desenvolvimento Econômico (Ride), com valorização do Centro de Piscicultura da Granja do Ipê e do Mercado de Peixe de Brasília na Ceasa.

 

“Somos o segundo maior consumidor de peixes do Brasil e importamos, quando na verdade poderíamos produzir aqui. A Câmara Setorial vai ajudar. O Centro de Piscicultura terá um laboratório fantástico”, destacou o governador