20/05/2014 às 17:05, atualizado em 12/05/2016 às 17:53

Passarela no Núcleo Bandeirante é inaugurada

Obra beneficia, principalmente, usuários da Unidade de Pronto Atendimento da cidade

Por Beatriz Ferrari, da Agência Brasília


. Foto: Dênio Simões / GDF

 BRASÍLIA (20/5/14) – Foi inaugurada nesta terça-feira (20) a passarela para pedestres próxima à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Núcleo Bandeirante, no km 3,3 da rodovia DF-075, por onde trafegam, diariamente, cerca de 100 mil veículos. A construção durou nove meses, com investimento de R$ 1,8 milhão.

 

A passarela, de 57,28 metros de extensão, foi construída para facilitar o acesso dos usuários da UPA, e também servirá a demais pedestres. A UPA tem capacidade para atender até 450 pacientes por dia.

 

“A construção é reivindicação da população, sobretudo do Núcleo Bandeirante, para ter acesso seguro à UPA, já que nessa via o fluxo é muito intenso. (A passarela) dará uma passagem segura para a nossa população. Não é só para UPA, mas serve pra toda a população”, disse o governador Agnelo Queiroz, após a inauguração.

 

Agnelo explicou que o governo deve fazer uma campanha para conscientizar a população da importância de usar a passarela em vez de cruzar a via por baixo. “É uma questão cultural. Temos observado casos de acidentes próximo à passarela. Precisamos convencer a população que um deslocamento de 50 metros a mais é muito mais seguro”, disse.

 

A obra atende as normas da lei de acesso ao deficiente, principalmente com relação à inclinação de rampas. As escadas preservam o encaixe à calçada projetada. Ainda serão realizados serviços complementares, como demais calçadas, grama, piso tátil, construção de baia para ônibus e meio-fio.

 

UPA – O governador acrescentou que deve inaugurar a sexta UPA, em Sobradinho II, nos próximos dias. Ao todo, serão 14. “Ao ampliar número de UPAs, diluímos o atendimento. A do Núcleo Bandeirante é tão boa que vem gente de outras regiões para ser atendida aqui”, disse.

 

(M.D*)