23/05/2014 às 14:21

Turismo Cidadão já levou mais de 2,4 mil pessoas para conhecer Brasília

Pesquisa da Setur mostrou que 62% da população do DF não conhece os monumentos de Brasília por dentro e não sabe a história da cidade

Por Da Secretaria de Turismo


. Foto: Bruno Pinheiro / Setur

BRASÍLIA (23/5/14) – Estudantes, idosos e assistidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedest) estão entre os principais beneficiados com o Turismo Cidadão e são levados a conhecer os cartões postais da capital federal. O programa foi lançado em abril pela Secretaria de Turismo e, desde então, há uma procura grande por parte de instituições de ensino, igrejas, casas de idosos e entidades ligadas à Sedest em conhecer a cidade.

 

“É muito bom ver que a população do DF tem desfrutado do programa. Essa é uma ação de promoção em prol da cidadania. O nosso objetivo, no primeiro ano do programa, é de 25 mil pessoas atendidas”, disse o secretário de Turismo, Luis Otávio Neves.

 

Até agora, 2.464 pessoas puderam aproveitar o Turismo Cidadão. Nessa quinta-feira (22), por exemplo, 180 estudantes da Escola Classe 7 de Planaltina conheceram pontos como o Memorial JK, Praça dos Três Poderes, Esplanada dos Ministérios, Centro de Convenções Ulysses Guimarães. No dia anterior, um grupo de idosos do Lago Sul participou do projeto e foi conhecer o Memorial JK.

 

Até o momento, foram efetuados 109 agendamentos de diferentes instituições. Cidade Estrutural, São Sebastião, Sobradinho, Planaltina, Plano Piloto, Park Way, Lago Sul, Guará, Núcleo Bandeirante, Brazlândia, Águas Claras, Ceilândia, Taguatinga, Brazlândia, Riacho Fundo, Santa Maria, Jardim Botânico e Núcleo Bandeirante estão entre as regiões administrativas que participaram da visitas guiadas.

 

“Fizemos uma pesquisa e identificamos que 62% da população do Distrito Federal não conhece os monumentos de Brasília por dentro e não sabe a história da cidade. Nada melhor do que começar a mudar essa realidade pelas crianças das escolas públicas, grupos de risco e idosos do DF”, reforçou o secretário.

 

Neves diz não ter dúvida de que após participar do programa os participantes difundirão o que viram e o que aprenderam e formarão uma cadeia de divulgação da capital federal.

 

Turismo Cidadão – Para concretizar o programa, mais de 700 professores do DF e articuladores foram capacitados, além de 14 coordenadores regionais e 400 locais. São disponibilizados dois ônibus personalizados que dispõem de plataforma elevatória para cadeirantes.

 

Para o público são distribuídas cartilhas ilustradas pelo Ziraldo com conteúdo elaborado pela Setur-DF, também há versão em braile para deficientes visuais e vídeo com audiodescrição com o conteúdo abordado no material.

 

O programa conta com a parceria da Secretaria de Educação, Secretaria do Idoso, Sedest, Unesco e TCB. Os grupos interessados em participar do programa devem agendar a visita pelo o email turismocidadao.agenda@gmail.com. Mais informações pelo telefone 3214-2764.

 

(C.C.*)