" /> ">
Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
26/05/2014 às 18:09
Mais do que a perda de peso, o “Probem” aposta na adoção de hábitos saudáveis
BRASÍLIA (26/5/14) – Moradores do Recanto das Emas com problemas de excesso de peso ou obesidade mórbida podem contar com o Programa Obesidade Embora (Probem), lançado há cerca de dois anos pela Secretaria de Saúde (SES/DF). Para obter o auxílio, a pessoa interessada deverá procurar um dos centros de saúde mais próximos de sua casa para marcar consulta com um endocrinologista da rede.
A cada seis meses uma nova turma é aberta e dividida por grau de obesidade: leve, moderada e grave. Vale lembrar que para ser considerado excesso de peso, o Índice de Massa Corporal (IMC) deve ser maior ou igual a 25, enquanto o da obesidade, maior ou igual a 30.
O projeto-piloto começou no Centro de Saúde 2 do Recanto das Emas e registrou, até hoje, cerca de 350 pacientes. “A ideia é que o “Probem” consiga diminuir o sobrepeso e também evite a evolução para obesidade mórbida. Mas, se for o caso, também assistimos o paciente na fase mais grave da doença”, explicou a endocrinologista do “Probem”, Raquel Belivaqua.
O “Probem” iniciou a primeira turma no Recanto das Emas, em 2012, com 64 participantes. Todos foram acompanhados durante seis meses para se adequar à rotina estabelecida pelos nutricionistas, endocrinologistas, educadores físicos e enfermeiros. Essas rotinas englobam orientação nutricional, programa de atividade física, além de oficina de pintura e sessão de cinema.
Hoje, o programa já está na terceira turma com 90 participantes. O processo é o mesmo e as avaliações são mensais para acompanhamento da evolução do tratamento. “Acompanhamos o paciente com as orientações durante seis meses e depois o encaminhamos para a turma de manutenção de peso. Ao todo, já atendemos mais de 300 pessoas”, acrescentou Raquel.
Pensando na saúde e na qualidade de vida dessa parcela da população, a SES/DF investiu no “Probem”, pois segundo pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas (Vigitel) de 2013, divulgada em abril, 15% dos adultos de Brasília são obesos, e 49% têm excesso de peso.
CIRURGIA BARIÁTRICA – A obesidade é a porta de entrada para várias doenças, como diabetes, pressão alta, doenças do coração, câncer, infecção de pele, úlcera, entre outras. A SES/DF também conta com outro aliado no tratamento do excesso de peso em sua fase mais agressiva, com o objetivo de evitar essas incidências: a cirurgia bariátrica.
O Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) tem o único centro do Brasil que realiza as três modalidades de cirurgia bariátrica (sleeve, bypass e banda gástrica) por videolaparoscopia, que é a cirurgia minimamente invasiva, ou seja, sem incisões.
Todo segundo sábado do mês, no auditório do Hran, são expostas as vantagens e desvantagens de cada modalidade da cirurgia aos pacientes e a escolha da técnica é feita com a equipe. “São nesses encontros que eles fecham o ciclo do que é feito em mesa de cirurgia. Fazemos questão de acompanhar o paciente em todas as áreas contempladas na unidade”, concluiu o coordenador de Cirurgias Bariátricas do Hran, Rafael Galvão.
(J.P./C.C*)