27/05/2014 às 11:24

Caminhões-pipa recebem adesivo da Adasa para captar água no DF

Os veículos que já possuem outorga mais ainda não foram regularizados terão até 9 de julho para isso

Por Da Redação, com informações da Adasa


. Foto: Divulgação

BRASÍLIA (26/5/14) – Mais de 20 caminhões-pipa em operação no DF já receberam o adesivo da Adasa que lhes permite captar água nos pontos definidos até 31 de dezembro de 2019. A medida visa atender a determinação da Resolução nº 13 de maio de 2014, que define também os 15 pontos de captação.

 

Todos os usuários que já possuem outorga devem entrar em contato por meio do telefone 3961-4945 e agendar a retirada dos adesivos. O prazo dado pela resolução para que os cerca de 500 caminhões sejam adesivados termina em 9 de julho.

 

PIONEIRISMO – Esta é a primeira vez que a captação passa por disciplinamento. Até agora o serviço era feito em áreas definidas e abertas pelos próprios caminhoneiros e sem qualquer estudo técnico.

 

Com a resolução, a Adasa estabeleceu quais desses pontos em atividade possuem condições mínimas, como disponibilidade hídrica e acesso com baixo comprometimento ao leito do rio. Qualquer veículo que for pego captando fora desses locais estará sujeito a multa que pode variar entre R$ 400 e R$ 10 mil.

 

Antes de entrar em vigor, a resolução foi amplamente discutida com o setor, para que a regulação fosse feita levando em conta a situação no DF e a necessidade de apresentar critérios de utilização bem definidos.

 

(A.F./C.C.*)