28/05/2014 às 12:37

Programa antitabagismo atende mais de 50 mil pacientes no DF

Unidade Mista de Saúde de Taguatinga comemora 10 anos na luta contra o cigarro, maior causa de mortes evitáveis no mundo

Por Da Secretaria de Saúde

BRASÍLIA (28/5/14) – O programa Controle do Tabagismo da Unidade Mista de Saúde de Taguatinga (UMST), que completa 10 anos, superou o número de 50 mil pacientes atendidos,  e, para marcar a data, promove evento, nesta quarta-feira (28), às 14h, no auditório da unidade.

 

Este ano, o programa aproveita o período da Copa do Mundo para lembrar à sociedade os malefícios causados pelo uso do cigarro. Com o slogan “Fumar é Gol Contra”, os organizadores do evento esperam reunir fumantes (passivos e ativos), ex-fumantes, servidores e população para, juntos, refletirem sobre a luta por uma terra livre da poluição do tabaco.

 

Após 40 anos intensivos de uso de cigarro, a paciente Eni Oliveira Guimarães deixou a dependência do fumo graças à participação no Programa de Tabagismo da UMST.

 

“Aprendi a fumar aos 10 anos de idade para aliviar dor de dente. Hoje, com 54 anos e há dois sem o uso do fumo, vejo que valeu muito a pena fazer o tratamento, pela minha saúde e pela economia que faço, pois deixei de comprar uma carteira de cigarros por dia”, relatou a moradora de Samambaia.

 

Em dez anos de serviço ao paciente-fumante, a equipe de saúde composta por um médico, uma assistente social, uma técnica de enfermagem, uma técnica administrativa e duas estagiárias em serviço social realizou 50,6 mil procedimentos, divididos entre 13,2 mil acolhimentos em grupo, 19,8 mil procedimentos médicos e 17,6 mil atendimentos pelo serviço social.

 

Para o coordenador-geral de Saúde de Taguatinga, Otávio Augusto de Siqueira, o sucesso do programa se dá pela qualidade técnica dos profissionais e, principalmente, pelo desejo do paciente em deixar o uso do cigarro.

 

“Sabemos que é preciso muita força de vontade do paciente para parar de fumar. Porém, ele encontra na rede de saúde pública profissionais disponíveis a ajudá-lo. Com isso, a probabilidade é alta que ele inicie o tratamento e abandone o vício”, destacou o gestor.

 

A associação do aniversário do programa à Copa do Mundo foi a estratégia utilizada pela UMST para reforçar as diretrizes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), do Programa Nacional do Controle de Tabagismo. “Queremos que as pessoas se lembrem desta data como um momento de mudança para a qualidade de vida. Por isso firmamos esse compromisso social em um período que desejamos que todos sejam campeões na luta contra o cigarro”, disse a gerente da UMST, Eliene Ancelmo Berg.

 

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável no mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1,2 bilhão de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes.

 

Programação  do “Fumar é Gol Contra”

14h – Mesa de Abertura

14h30 – Palestra – Dia Mundial sem tabaco (Doutor Francisco Leal)

14h45 – Palestra “Fumar é Gol Contra” (Assistente Social Francimery Bastos)

15h – Vídeo e apresentação cultural

15h30 – Descerramento da placa comemorativa

16h – Encerramento por Claudete Nascimento, da Agência Saúde DF

 

(C.C.*)