03/06/2014 às 20:44

Hmib faz cirurgia inédita em pulmão de bebê na barriga da mãe

Paciente, com oito dias de vida, se recupera bem na Unidade de Terapia Intensiva do hospital

Por Fábio Magalhães, da Agência Brasília


. Foto: Renata Souza / Arquivo

 BRASÍLIA (3/6/14) – O Hospital Materno-Infantil realizou a primeira operação extra-útero em um feto com tumor no pulmão no DF. O procedimento, que é feito durante uma cesárea, com o bebê ainda ligado à mãe pela placenta e cordão umbilical, teve resultado positivo, e o paciente, com oito dias de vida, se recupera bem na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Materno-Infantil de Brasília (Hmib).

 

O diagnóstico de tumor benigno, que comprometia o pulmão esquerdo do feto, foi descoberto durante uma consulta de rotina do pré-natal. A mãe, de 26 anos, veio da Bahia para fazer o tratamento, considerado pioneiro no Brasil.

 

“A cirurgia era necessária porque seria complicado sobreviver com o tamanho da lesão. Seria um nascimento com muita dificuldade e ele provavelmente não conseguiria respirar. Usamos uma técnica desenvolvida na Califórnia e nenhum hospital público ou particular do DF havia feito esse procedimento”, explicou chefe da Cirurgia Pediátrica do Hmib, Paulo Lassance.

 

A intervenção foi feita no dia 26 de maio, quando o feto apresentava 37 semanas, período considerado suficiente para o nascimento. O cordão umbilical só foi cortado após o término da cirurgia, que durou cerca de 1h e transcorreu sem complicações.

 

(F.M./M.D.*)