Índice da Ceasa mostra redução média de 10%, já IPCA subiu 0,55% em relação a maio

" /> Índice da Ceasa mostra redução média de 10%, já IPCA subiu 0,55% em relação a maio

">

09/07/2014 às 19:47

Preços de hortifrutigranjeiros caem no Distrito Federal

Índice da Ceasa mostra redução média de 10%, já IPCA subiu 0,55% em relação a maio

Por Da Redação, com informações da Codeplan


. Foto:Roberto Barroso/Arquivo

BRASÍLIA (9/7/14) – A Companhia de Planejamento do DF (Codeplan) e a Central de Abastecimento (Ceasa) divulgaram, nessa terça-feira (8), os índices Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e Ceasa do Distrito Federal (ICDF), baseados nos dados oficiais do IBGE para o mês de junho.


O Índice Ceasa do Distrito Federal (ICDF) registrou uma variação negativa na média geral dos preços, com deflação de 9,96% em junho, comparado ao mês de maio. Segundo o chefe da Seport–Ceasa, Fernando dos Santos, a maior queda dos preços entre os produtos comercializados no âmbito da central do DF foi registrada no setor das “Verduras”, em 25,91%, o de “Legumes” apresentou decréscimo de 21,41%, o de “Ovos e Grãos” apresentou redução de 6,30% e a queda percebida no setor de “Frutas” foi de 3,46%.

 

Para Fernando dos Santos, a baixa dos produtos do Ceasa é atribuída ao período de férias escolares antecipados pela Copa do Mundo, que reprimiu a demanda das escolas para a alimentação escolar, mas é provável que haja uma leve recuperação dos preços a partir de julho.

 

ALTA – Já o IPCA-DF ficou em +0,55% em junho, com forte alta em relação ao mês de maio (0,08%). Os grupos responsáveis pelo índice foram “Transportes” (1,32%), “Despesas Pessoais” (1,16%) e “Alimentação e Bebidas” (0,25%). Para o economista da Codeplan Newton Marques a alta no grupo “Transportes” foi pressionada pelo subgrupo “Transportes Públicos” (6,67%). Já o grupo “Despesas Pessoais” foi pressionado pelos subgrupos “Serviços Pessoais e Recreação”, 1,11% e 1,21%, respectivamente.

 

Segundo o presidente da Companhia de Planejamento, Júlio Miragaya, a inflação no país desacelerou – de 0,46% em maio para 0,40% em junho. Em 12 meses, o índice atingiu 6,52% contra 6,37% do período anterior. O grupo responsável pela desaceleração mensal nacional foi “Alimentação e Bebidas” com -0,11% contra +0,58% do mês anterior. Além deste grupo, que reduziu de um mês para o outro, os demais grupos também apresentaram resultados mais baixos em relação a junho. Somente “Transportes” (+0,37%) e “Despesas Pessoais” (+1,57%) subiram em relação a maio.

 

(A.F./I.M*)