Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
24/07/2014 às 18:33
Teste é oferecido gratuitamente, e resultado é divulgado em menos de uma hora
BRASÍLIA(24/7/14) – Moradores de todo o Distrito Federal poderão fazer, até sexta-feira (25), testes rápidos de hepatite, gratuitamente, em vários pontos da capital. A ação, promovida pela Secretaria de Saúde, é uma forma de celebrar o dia mundial de combate à doença, 28 de julho.
Serão cerca de 60 testes rápidos por dia, no Centro de Testagem e Aconselhamento da Rodoviária do Plano Piloto, nos centros de saúde e na Feira dos Importados, localizada no Setor de Indústrias e Abastecimento. De acordo com o Boletim Epidemiológico, nos últimos seis anos foram notificados cerca de 160 casos de hepatites B e 200 do tipo C.
A hepatite é uma doença silenciosa causada pelos vírus A, B e C, que tem como característica a inflamação do fígado. Os sintomas são cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Nem sempre esses sintomas aparecem no início, por isso muitas pessoas têm a doença e não sabem.
“A transmissão da hepatite causada pelos vírus B ou C é por via sanguínea ou sexual e precisa de tratamento, pois pode provocar câncer de fígado ou cirrose hepática. Quando o diagnóstico é positivo, nós encaminhamos para o tratamento na rede de Saúde”, explicou o gerente de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Sérgio André D’avila da Silva.
Os teste rápidos promovidos pelo GDF ajudarão o cidadão a identificar a doença e tratá-la antes que se torne crônica. Na mesma ação de saúde serão realizados exames de sífilis, HIV e haverá a distribuição de preservativos.
“O resultado sai em menos de uma hora e, se for negativo, o paciente ainda terá a opção de receber a vacina, caso ainda não tenha sido vacinado na infância”, acrescentou Silva.
(M.D*)