Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
25/07/2014 às 13:09
Publicação dos resultados está prevista para final deste mês
BRASÍLIA (25/7/14) – Os consultores ad hoc da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) finalizaram as análises dos projetos submetidos ao Programa Pesquisa para o Sistema Único de Saúde: gestão compartilhada em saúde (PPSUS). A previsão é que a publicação dos resultados no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) ocorra até o final deste mês.
De acordo com os especialistas de várias regiões do país que participaram da comissão, os projetos submetidos ao edital PPSUS no Distrito Federal estão com as avaliações entre bom e excelente. “A gente observa que a cada ano e a cada análise que a gente faz, os projetos estão mais qualificados, mais bem delimitados, com propostas inovadoras, mais ousadas”, avaliou o doutor em ciências farmacêuticas André Baldoni, que atua na área de farmácia clínica e assistência farmacêutica.
Quanto à metodologia de avaliação, Baldoni explicou que a análise abrange uma “visão holística” da produção científica e inovação tecnológica sobre as propostas que se procura implementar no SUS. “Isso amplia a nossa visão metodológica e proporciona uma visão mais crítica sobre os projetos de pesquisa”, afirmou.
QUALIDADE– Para a doutora Alacoque Erdmann, que atua como docente e pesquisadora há 40 anos, a expertise e o domínio em diversas áreas do conhecimento são relevantes no momento da apreciação dos projetos. “O fato de a gente acompanhar as políticas de desenvolvimento da ciência e da tecnologia e o domínio dos instrumentos e dos avanços no contexto internacional são importantes para ter a medida mais justa do que é um projeto de qualidade, do quanto pode ser investido e, principalmente, no retorno que podem dar para a sociedade”, enfatizou a docente.
A surpresa, de acordo com a pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) a bióloga Ada Maria Alves, foi o elevado orçamento das propostas de pesquisa. “Isso não é muito condizente com o que se vê até mesmo em outras FAPs e com a realidade do país”, ressaltou. “Muitos professores e pesquisadores participam de vários projetos referentes ao mesmo edital. Talvez fosse melhor concentrar em um grupo e pedir um orçamento substancial”, sugeriu a especialista, como uma forma de aumentar a possibilidade de aprovação dos orçamentos solicitados.
PPUS – O objetivo do Edital 03/2014 é apoiar a execução de projetos de pesquisa que promovam a melhoria da qualidade de atenção à saúde no Distrito Federal. A ação também visa contribuir para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação (CT&I) em saúde e para a implantação de redes de atenção à saúde no DF. Para este edital, serão aplicados aproximadamente R$ 2,1 milhões.
Sob a coordenação do Ministério da Saúde, o programa tem recursos financeiros federais destinados pelo ministério ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), responsável pela execução financeira desses recursos. Os estados, por meio de suas Fundações de Amparo (ou Apoio) à Pesquisa, ou das respectivas Secretarias de Ciência e Tecnologia, com o devido aporte de contrapartida, executam o convênio por meio do lançamento de editais.
(A.F/J.S*)