24/07/2014 às 20:55

Agricultores e carregadores da Ceasa-DF são vacinados

Mais de 300 pessoas foram imunizadas contra gripe, tétano e hepatite B

Por Da Redação, com informações da Ceasa-DF


. Foto: Divulgação

BRASÍLIA (24/7/14) – Mais de 300 pessoas, entre agricultores, carregadores e compradores da Central de Abastecimento do DF (Ceasa), foram vacinados contra tétano, hepatite B e gripe (H1N1) nesta quinta-feira (24). A ação foi realizada no Mercado Livre do Produtor (Pedra) da Ceasa-DF, por uma equipe do Centro de Saúde 02 do Guará.

 

“Nosso foco são as pessoas que há anos não vão ao posto de saúde e, por isso, não têm cobertura vacinal adequada”, explicou o gerente do centro de saúde, Paulo Azevedo. A produtora rural Célia Kimura, 39 anos, se encaixou nesse perfil. “Tem mais de 20 anos que não tomo vacina, nem sabia que precisava tomar. Hoje tomei as três injeções e fiquei em dia com a minha saúde”, comemorou.

 

A imunização também agradou os frequentadores do local. “Já é a segunda vez que participo dessas ações na Ceasa. Outro dia eles estavam medindo a pressão, glicose e colesterol, agora estão aplicando as vacinas. Para nós, que não temos tempo de ficar indo ao médico, isso é excelente”, declarou o agricultor Evaldo da Silva, 62 anos.

 

A vacina contra gripe (Influenza H1N1) deve ser tomada uma vez por ano por pessoas do grupo de risco, como idosos, crianças, gestantes e doentes crônicos. A antitetânica tem validade de 10 anos, e a vacina contra hepatite B deve ser tomada, de preferência, quando criança, em três doses, e vale para toda a vida.

 

PRÓXIMA AÇÃO – O posto de vacinação estará no mesmo local na próxima quinta-feira (31), das 8h às 12h. Para se vacinar é necessário apresentar o Cartão de Vacina e o documento de identificação com foto. Quem não tiver Cartão de Vacina receberá o documento no local.

 

(A.F/J.S*)