27/07/2014 às 12:30, atualizado em 12/05/2016 às 17:52

Taguatinga receberá segunda unidade da Junta Comercial do DF

Objetivo é descentralizar atendimento, hoje feito apenas no Setor de Autarquias Sul

Por Da Casa Civil


. Foto: Divulgação

 BRASÍLIA (27/7/14) – Para desconcentrar o atendimento da Junta Comercial do Distrito Federal (JCDF) ? atualmente realizado apenas no Setor de Autarquias Sul ?, uma segunda unidade será instalada em Taguatinga. O acordo que prevê a instalação do novo posto foi assinado no início deste mês.

 

O convênio foi feito entre o Governo do Distrito Federal, a Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE) e o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Distrito Federal (Sescon/DF).

 

De acordo com dados da SMPE, cerca de 800 pessoas comparecem diariamente à Junta Comercial do DF, e entre 400 e 600 documentos são processados por dia.

 

O acordo para a implantação da unidade em Taguatinga faz parte do Projeto Integrar, que simplifica os procedimentos para a formalização de um negócio. No âmbito do Distrito Federal, a iniciativa é coordenada pela Casa Civil da Governadoria.

 

A Junta Comercial é responsável pelo registro de atos como abertura, alteração e encerramento de empresas. Outros serviços oferecidos são fornecimento de certidões e cópias, registro de livros contábeis e matrícula de tradutores públicos e leiloeiros.

 

No Distrito Federal, a emissão e atualização de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) também é feita na JCDF, assim como a inscrição no cadastro fiscal da Secretaria de Estado de Fazenda.

 

(B.F./M.D.*)