07/08/2014 às 22:21

Planetário recebe idosos para a sessão do filme “A origem da Vida”

Depois do vídeo, grupo de 75 participantes visitou exposição sobre bandeiras que possuem símbolos astrológicos

Por Ailane Silva, da Agência Brasília


. Foto: Mary Leal

BRASÍLIA (7/8/14) – Uma rotina diferenciada foi vivida por dois grupos de idosos que foram levados, na tarde desta quinta-feira (7), ao Planetário de Brasília. Além de assistiram à sessão do filme com efeitos especiais A Origem da Vida, eles visitaram a exposição “Os Astros das Bandeiras”, que retrata os desenhos astronômicos das bandeiras de 84 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

“Não conhecia, ainda, essa história sobre a evolução da vida no Planeta Terra, mas gostei bastante do filme, que é interessante e diferente”, contou Nadir Moraes, 64 anos, que mora em Taguatinga e gostou da sua primeira visita ao espaço.

 

Nadir Moraes, assim como os outros 74 idosos, faz parte do programa da Secretaria do Idoso Passeando com Experiência. A iniciativa promove, semanalmente, passeios em diversos pontos turísticos do Distrito Federal.

 

Durante o vídeo, foi apresentada a evolução da vida. Nos 23 minutos de sessão, foi retratado o fenômeno Big Bang, com a criação do Sistema Solar, do planeta Terra e das condições para a existência da vida.

 

“É importante que possamos ter experiências como essa. Esse é um passeio que pode aumentar nosso conhecimento, e acho essa iniciativa muito interessante”, destacou Maria Barros, de 73 anos, moradora de Samambaia, ao lembrar que o programa é interessante para aqueles que quase não saem de casa.

 

Além de ônibus gratuito, os participantes ganham lanche e são levados por professores e outros acompanhantes. “Eles não conhecem muitos locais turísticos, e muitos não têm acesso à cultura. Por isso, esse programa é um sucesso para essa faixa etária”, avaliou a professora Adriana Silva, que trabalha exercícios com grupos com maiores de 60 anos no Centro de Saúde 4 de Taguatinga Norte.

 

Os passeios são sempre gratuitos, e, para participar, os interessados devem comparecer ao Centro de Convivência do Idoso mais perto de sua casa ou ligar para o telefone 3245-4588 ramal 2013 para fazer o agendamento.

 

(A.S/J.S*)