12/08/2014 às 17:25

Saúde amplia marcação de exames para a Carreta da Mulher

Pacientes com idade superior a 40 anos não precisam de pedido médico para mamografia; unidade móvel está no Núcleo Bandeirante

Por Da Secretaria de Saúde


. Foto: Pedro Ventura / Arquivo

BRASÍLIA (12/8/14) – Prossegue até sexta-feira (15), ou enquanto houver vagas disponíveis, a marcação de exames para a Carreta da Mulher, que está no Núcleo Bandeirante. Agora, de acordo com a regional de saúde, a idade mínima exigida para a realização de mamografias sem o pedido de um médico caiu de 49 para 40 anos.

 

Pelas novas regras, pacientes que se enquadram nessa faixa etária podem marcar a mamografia munidas apenas do documento de identidade e do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). O pedido médico, no entanto, é exigido para mamografias em mulheres abaixo de 40 anos ou para ecografias.

 

A Carreta da Mulher esteve no Núcleo Bandeirante no mês de março deste ano e realizou cerca de 1,5 mil exames, sendo 150 em cada dia de atendimento. Depois do Núcleo Bandeirante a Carreta seguirá para a Candangolândia onde permanecerá de 1º a 12 de setembro. A marcação ocorre nos centros de saúde.

 

(C.C*)