23/07/2015 às 01:52

Instrumentistas de projeto social do Paranoá tocam no Teatro Dulcina de Moraes

Governador assistiu ao concerto de lançamento do novo nome do grupo, que agora se apresenta como Brasília Sopro Sinfônica. Maioria dos músicos é formada por crianças e jovens

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília


. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Composta por 54 músicos, a Banda Sinfônica Tocando Sonhos ganhou hoje (22) nova marca. A partir de agora, o grupo, que existe há oito anos, se apresentará como Brasília Sopro Sinfônica. O concerto de lançamento do nome ocorreu nesta noite no Teatro Dulcina de Moraes, no Setor de Diversões Norte.

Ao lado de um público de 400 pessoas, o governador Rodrigo Rollemberg, acompanhado da esposa, Márcia Rollemberg, assistiu ao espetáculo, que teve no repertório trilhas sonoras dos filmes Zorro e Star Trek. Os instrumentistas ainda estrearam o arranjo Tributo a Jorge, com músicas de Jorge Ben Jor. A expectativa deles é que, em breve, as apresentações ocorram mensalmente.

Bastante emocionado, o maestro Valdécio Fonseca agradeceu aos artistas — em sua maioria, crianças e jovens — pela dedicação. “Esta é uma noite muito especial para mim, pois marca uma nova fase. Muitos aqui nos acompanham desde o início”, afirmou o fundador da banda sinfônica, referindo-se à plateia, que aplaudiu de pé o grupo.

Rollemberg elogiou o trabalho de Fonseca. “É muito bom termos em Brasília pessoas como você, que, por meio da música, ensina crianças e jovens a construir um novo futuro.” Também assistiram ao concerto o secretário de Cultura, Guilherme Reis, o chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio, e o maestro titular da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, Claudio Cohen.

O projeto
A Brasília Sopro Sinfônica faz parte do Projeto Música e Cidadania, criado em 2007, no Varjão, pelo maestro Valdécio Fonseca. Atualmente no Paranoá por conta do espaço maior, a iniciativa beneficia gratuitamente mais de 280 pessoas, entre crianças e adultos.

Em cinco salas, a maioria com revestimento acústico, são ministradas aulas de teoria musical, musicalização infantil e prática instrumental para violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, clarineta, saxofone, trompa, trompete, trombone, eufônio, tuba, percussão sinfônica e violão.

A apostila com o conteúdo trabalhado nos cursos é fornecida pelo projeto, que funciona patrocinado pela Associação de Poupança e Empréstimo (Poupex) e tem o apoio do governo de Brasília.

Brasília Sopro Sinfônica — Projeto Música e Cidadania
Quadra 2, Paranoá (em frente ao Hospital Regional do Paranoá)
3049-5186

Leia também:

Projeto social leva música clássica ao Paranoá

Veja a galeria de fotos: