02/10/2015 às 14:19, atualizado em 12/05/2016 às 17:51

Lançado site do Brasil Central

Novidade foi anunciada em Campo Grande (MS) durante encontro dos governadores que compõem o grupo, entre eles Rodrigo Rollemberg

Por Da Agência Brasília


. Foto: Chico Ribeiro/Subsecom MS

Atualizado em 2 de outubro de 2015, às 14h11

Foi lançado na manhã desta sexta-feira (2), em Campo Grande (MS), o portal do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central. O site contém dados sobre as seis unidades da Federação que compõem o grupo, além de informações gerais sobre os encontros do colegiado.

O lançamento foi feito pela secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão do Distrito Federal, Leany Lemos. “Nossa expectativa é que, no futuro, essa página seja um ponto de referência para quem quiser investir e para os estudantes que precisarem fazer uma pesquisa. Queremos que se torne uma referência regional.”

Segundo a titular da pasta, até que a criação do consórcio seja oficializada — falta ser ratificada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal e pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul —, o conteúdo do portal será atualizado pela Companhia de Planejamento (Codeplan) em parceria com a Secretaria de Planejamento, ambas do DF. Depois de registrado, o grupo cuidará da atualização de forma coletiva. Cada unidade federativa participante passará as informações necessárias para serem incluídas na página.

Durante o encontro em Mato Grosso do Sul, ainda foram discutidos temas ligados à educação e gestão. Foram assinados memorandos de entendimento com a rede global Teach for All, que capacita jovens recém-formados para dar aulas por dois anos em escolas públicas carentes de professores, e com a organização não governamental Vetor Brasil, que também valoriza o trabalho de pessoas que acabaram de deixar a universidade, mas que queiram atuar como trainees em órgãos públicos.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, ressaltou a importância da criação do consórcio. “Em um momento como este, o grupo também se transforma em fórum político capaz de ajudar o Brasil a superar essa crise, por meio de desenvolvimento sustentável, distribuição de renda e melhoria da qualidade de vida da nossa população.”

O consórcio
O bloco foi criado em 3 de julho durante o Fórum de Governadores do Centro-Oeste, em Goiânia (GO), e é composto pelos chefes do Executivo do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg; de Goiás, Marconi Perillo; de Mato Grosso, Pedro Taques; de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja; de Rondônia, Confúcio Moura; e do Tocantins, Marcelo Miranda.

O consórcio é inédito no País e vai permitir às unidades federativas integrantes a captação de recursos para executar projetos em áreas como agricultura, ciência e tecnologia, educação e empreendedorismo, bem como fortalecer a representatividade política da região do Brasil Central.

Leia também:

Assinado protocolo para incentivar o progresso integrado do Centro-Oeste

Unidades federativas do Fórum Brasil Central assinam acordo de cooperação

Governadores criam Fórum Brasil Central